Ivete Sacramento, homenageada durante o Festival Liberatum, foi a primeira reitora negra do Brasil

0
Ivete Sacramento, homenageada durante o Festival Liberatum, foi a primeira reitora negra do Brasil

Na noite do dia 4 de novembro, um jantar organizado no contexto do Festival Liberatum, em Salvador, homenageou a atriz norte-americana, Angela Bassett, e a professora Ivete Sacramento. Ivete, que é a atual Secretária Municipal da Reparação de Salvador, também ficou conhecida por ser a primeira reitora negra do Brasil. 

A homenagem, mais que merecida, relembrou os feitos de Ivete Sacramento, que se tornou uma grande referência para o debate sobre a promoção da igualdade racial e para o protagonismo negro no país. Ela foi a primeira reitora negra de uma universidade pública no Brasil, ocupando o cargo na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) entre os anos de 1998 e 2005.

Notícias Relacionadas


Foi Ivete a responsável por implantar o sistema de cotas raciais na universidade, em 2002. A UNEB foi a segunda universidade pública do país a adotar a política de ações afirmativas e a primeira do sistema público da região Nordeste a implantar as ações afirmativas que reservaram 40% das vagas para negros e 5% para indígenas no processo seletivo. Um modelo que se tornou referência para o país e que colhe resultados até hoje, em 2022, 73% dos alunos da universidade eram negros.

Entre os feitos durante sua gestão na UNEB, Ivete aumentou de 46 para 89 o número de cursos oferecidos e criou Programa Intensivo de Graduação de Docentes, que oferece qualificação para professores da rede estadual. Também permitiu que a universidade oferecesse cursos de extensão e alfabetização para jovens e adultos na universidade.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display