A história dos familiares do cientista político e fundador da produtora Griot Podcasts, Caio Cavalcante dos Santos, traz à tona versões de um Brasil que não conhecemos ou que preferimos fingir que não existe. Entender a sua árvore genealógica é o ponto de partida do Raízes – toda família tem História para contar, podcast com 10 episódios que contam a história dos parentes de Caio, mas também tocam na história de muitas outras pessoas, estimulando-as a entrar nessa busca pessoal também. O programa foi um dos vencedores do 1o Sound Up Brasil em 2021, o programa de aceleração de podcasts do Spotify.
O primeiro episódio será lançado no dia 18 de julho na plataforma do Spotify. Semanalmente a história de algum dos familiares de Caio será apresentada em seu contexto de forma quase crua. Não ocultar as partes negativas e incômodas das narrativas é um dos pilares da produção. Tudo começa com uma mulher indígena que caminhou com seu filho no braço até uma árvore e, lá, subiu nos galhos, amamentou seu filho e faleceu. Seu filho foi resgatado por uma família que morava próximo a essa árvore e o criou. Conhecido como Luis Caboclo, Luis Francelino da Silva é o bisavô materno de Caio. Depois da história dele, conheceremos a história dos avós, dos pais e dos tios com todo o contexto histórico e social da época.
Notícias Relacionadas
Mulher que cometeu racismo contra filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso é condenada a prisão em Portugal
Léo Santana domina o Afropunk com show histórico e energia avassaladora
As temáticas da pobreza, religiosidade, costumes conservadores e afetividade guiam essas histórias entre si e também entre as do ouvinte. Afinal, o programa parte da tese de que toda família tem História para contar e, juntas, também contam a História do Brasil. “Raízes é um podcast feito para contar histórias de família. Principalmente das famílias não brancas pelo Brasil que costumam ser esquecidas com o passar do tempo”, defendeu o podcaster quando recebeu o resultado do Sound Up BR do Spotify.
Notícias Recentes
Mulher que cometeu racismo contra filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso é condenada a prisão em Portugal
15 restaurantes e chefs para celebrar o Dia da Consciência Negra no Brasil