HBO tira o clássico “E o vento levou” do catálogo após manifestações antirracistas.

0


Após semanas marcadas por manifestações e debates de combate ao racismo a plataforma de streaming retira o filme do catálogo.

O filme ganhador de 8 estatuetas do Oscar conta com diversas representações racistas, onde proprietário de escravos é lido como herói e os escravizados são retratados felizes e conformados com suas condições.

“Estas representações racistas estavam erradas na época e estão erradas hoje, e sentimos que manter este título disponível sem uma explicação e uma denúncia dessas representações seria irresponsável” Disse o porta voz da HBO MAX .

A atriz, Hatie McDaniel foi a primeira mulher negra a ganhar um Oscar, de melhor atriz coadjuvante por sua atuação no filme. Mas, não pôde nem mesmo comparecer a estreia e nem se juntar aos colegas de elenco na premiação.

A proposta aceita pela plataforma de streaming é que o clássico retorne ao catálogo com a contextualização histórica, a fim de que o filme passe a ser visto como um material que represente somente os acontecimentos de sua época.

Essa retratação pode ser encontradas em produções de alguns canais estrangeiros, a WB antecede seus desenhos antigos com uma explicação do contexto histórico de estreia, e se assegura de que o conteúdo apresentado se refere somente a sua época, não tendo relação com os valores atuais da emissora.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display