Após semanas marcadas por manifestações e debates de combate ao racismo a plataforma de streaming retira o filme do catálogo.
O filme ganhador de 8 estatuetas do Oscar conta com diversas representações racistas, onde proprietário de escravos é lido como herói e os escravizados são retratados felizes e conformados com suas condições.
“Estas representações racistas estavam erradas na época e estão erradas hoje, e sentimos que manter este título disponível sem uma explicação e uma denúncia dessas representações seria irresponsável” Disse o porta voz da HBO MAX .
A atriz, Hatie McDaniel foi a primeira mulher negra a ganhar um Oscar, de melhor atriz coadjuvante por sua atuação no filme. Mas, não pôde nem mesmo comparecer a estreia e nem se juntar aos colegas de elenco na premiação.
A proposta aceita pela plataforma de streaming é que o clássico retorne ao catálogo com a contextualização histórica, a fim de que o filme passe a ser visto como um material que represente somente os acontecimentos de sua época.
Essa retratação pode ser encontradas em produções de alguns canais estrangeiros, a WB antecede seus desenhos antigos com uma explicação do contexto histórico de estreia, e se assegura de que o conteúdo apresentado se refere somente a sua época, não tendo relação com os valores atuais da emissora.
Notícias Relacionadas
Eventos culturais celebram o feriado da Consciência Negra nas capitais brasileiras
Angela Bassett volta ao papel de diretora da CIA em 'Missão: Impossível 8' e confirma novo suspense da Netflix em 2025
Notícias Recentes
Novembro Negro | Seis podcasts e videocasts apresentados por mulheres negras para acompanhar
De cosméticos a livros: produtos de empreendedores negros para você apoiar nesta Black Friday