
O livro digital “Guia Prático Para Viajantes (Pretes)” foi criado em 2020, em meio a pandemia, e é um passo a passo simples e objetivo com o intuito de auxiliar a estruturar de viagens sem sacrifícios desde a etapa do planejamento, pré embarque, durante a viagem e outros momentos do local.
Natasha Franscisco, autora do livro, explicou para o Site Mundo Negro que o roteiro do guia foi desenvolvido durante dois anos e todos os fornecedores principais são empreendedores pretos. Além disso, segundo ela, o book não se limita apenas a pessoas pretas, mas dentro das necessidades do viajante não branco, ela identificou algumas partes específicas que precisam ser ressaltadas, colhendo informações que dialogam com esses viajantes para atender a todos – pretos e não pretos dentro das necessidades de cada um.
Notícias Relacionadas



Mulher preta e turismóloga, Natasha explica ainda que viu uma necessidade de entender como seria o processo de viajar após a pandemia: “Durante esse período, me surgiu a dúvida de como seria voltar para um contexto de viagem pós pandemia então desenvolvi um guia que pudesse ensinar viajantes iniciantes a viajarem com economia. O objetivo principal era desfazer algumas crenças limitantes de que viajar é muito caro e uma realidade muito distante.” Iniciou ela.
“No ebook eu compartilho minhas técnicas de viagem econômica e ensino desde o planejamento financeiro, exercícios de definição de perfil de viajante, melhores épocas pra se viajar pra determinados destinos, passando pela estrutura da viagem, aplicando algumas táticas para economizar e viajar. Nele eu dou possibilidades de viagens de acordo com o o objetivo do leitor e monto uma viagem do zero com ele!”


Idealizadora e diretora criativa da Localiza 021, plataforma de experiências turísticas premiada no Rio de Janeiro com foco na cultura preta, carioca e suburbana e além de profissional, Natasha também faz parte do coletivo de viajantes pretas Bitonga Travel, o que a permite ter contato com outras viajantes pretas e suas experiências, acrescentando algumas informações no book de viagens.
“Quando eu comecei a escrever o ebook queria ajudar viajantes de todas as esferas no período pós pandêmico, mas a partir das minhas experiências pessoais e diálogos com outras viajantes, percebi que um grupo mais seleto precisaria mais ainda de auxílio: viajantes pretos. Então decidi que seria um guia objetivo pra quem quer começar a viajar mas com dicas específicas para viajantes pretas, tanto de segurança, quanto aplicativos, meios de hospedagem e comunidades.”

Alguns destinos indicados no livro para quem quer vivenciar a experiência:
Maceió – Alagoas
“Esse destino é incrível, tanto para o afroturismo cultural, gastronômico e de lazer.
Ele mistura orlas paradisíacas, uma culinária ímpar e muita cultura preta, além de ser um bom ponto de partida para conhecer o Parque Memorial Quilombo dos Palmares.”
Rio de Janeiro
“Esse destino é ótimo pra quem quer conhecer um pouco mais da história preta pois é no Rio que está localizado a chamada Pequena África, região onde fica o Cais do Valongo, um sítio arqueológico de memória sensível que integra o circuito de herança Africana. O afroturismo no Rio tem crescido bastante, sendo possível mesclar passeios culturais com as belezas naturais da cidade.”
Salvador – Bahia
“Salvador é conhecida como uma das capitais com a maior população negra no país, além de ser um lugar de preservação da cultura africana. Quando falamos de afroturismo é impossível ignorar esse destino, por isso ele é um dos mais procurados por pessoas que buscam uma experiência turística por uma ótica preta!”
O livro digital pode ser adquirido no Mercado Black Money , por R$ 45. Clique aqui para adquirir o seu.
Notícias Recentes


