Formada na primeira turma de cotistas de Direito da USP quer “levar causa para política institucional”

0
Formada na primeira turma de cotistas de Direito da USP quer “levar causa para política institucional”
Foto: Reprodução/Instagram

Letícia Chagas é formada na primeira turma de cotistas da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e se tornou a primeira mulher negra a presidir o Centro Acadêmico 11 de Agosto, algo que ela afirmou em entrevista à CNN Plural que nunca imaginou que fosse acontecer. 

Filha de pai caminhoneiro e mãe empregada doméstica, Letícia contou que a irmã mais velha foi uma influência para ela. “Tenho uma irmã mais velha que abriu todas as portas para mim sobre escolas públicas, desde pequena sabia o que era uma universidade pública”, relatou.

Notícias Relacionadas


A jovem, escolhida como oradora da turma, afirmou que sua vitória também é coletiva. “Foi um momento muito importante porque foi uma vitória individual, mas coletiva também”, disse.

“A entrada da turma de cotistas muda não somente a universidade por dentro, mas permite que estudantes que são filhos de pedreiro, Uber, garis passem a ser parte da construção de um novo país.”, destacou Letícia durante a entrevista.

Atualmente, além de ser bacharel em Direito, a jovem de 22 anos é co-deputada estadual por São Paulo, integrante do Moimento Pretas. Assim como foi beneficiada por políticas públicas, Letícia afirmou durante a entrevista que também pretende continuar na política para “levar a causa para a política institucional que é um espaço tão branco quanto era o da faculdade de Direito da USP”.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display