Google homenageia Alexandre Dumas, romancista e dramaturgo francês

0
1126

O do Doodle, do Google, é uma mudança especial do logotipo do site com o intuito de celebrar alguma data especial, conquista ou prestigiar uma figura notável. Essa sexta, quem foi o escolhido pelo site de buscas para ser o homenageado em questão, foi o dramaturgo e romancista francês, Alexandre Dumas (24 de julho de 1.802 – 5 de dezembro de 1.870).

Muitas figuras negras ou não brancas importantes, costumam ser retratadas de maneira que apaguem suas origens. Cleópatra, Machado de Assis e Alexandre Dumas são algumas delas. Entretanto o Google foi fiel a realidade em sua ilustração. O escritor era neto de Marie-Césette Dumas uma mulher escravizada, nascida na antiga colônia de Saint- Domingue, onde hoje é o Haiti.

Entre seus maiores sucessos, podemos citar ”Os Três Mosqueteiros” e ”Conde de Monte Cristo”, ambos de 1.844. Ele foi enterrado no cemitério da cidade em que nasceu, e seu corpo ficou lá até 30 de novembro de 2012, quando sob ordem do então presidente francês, Jacques Chirac. Seu corpo foi exumado em uma cerimonia televisionada. Quatro homens vestidos como os Mosqueteiros de seu livro, carregaram o caixão até o Panteão de Paris. Durante uma entrevista depois da cerimônia, Chirac admitiu o racismo que existiu, falando que um erro agora foi reparado, com o sepultamento de Alexandre Dumas ao lado dos companheiros autores Voltaire e Victor Hugo.

As histórias de Dumas foram traduzidas para mais de 100 idiomas e inspiraram mais de 200 filmes, o que o torna um dos autores franceses mais lidos e traduzidos da história.

Comments