Através de sua fundação BEYGOOD, a cantora Beyoncé alertou sobre as recentes denúncias de que os governos da Ucrânia e de países vizinhos estariam impedindo refugiados negros de atravessarem as fronteiras do país em guerra. Ao longo da última semana, dezenas de relatos de imigrantes africanos, expondo situações de racismo em meio às tentativas de deixarem a Ucrânia, ganharam atenção da mídia. “Estamos entristecidos com as notícias de estudantes africanos e outros internacionais sendo negados na fronteira enquanto tentam deixar a Ucrânia. Esperamos que as várias embaixadas possam corrigir rapidamente a situação para ajudar aqueles que precisam de apoio”, declarou a instituição da cantora em comunicado.

No último dia 24 de fevereiro, estudantes jamaicanos, dentro da Ucrânia, foram obrigados a caminhar mais de 20 quilômetros até a fronteira com a Polônia. Em nota, a ministra das Relações Exteriores da Jamaica, Kamina Smith, declarou que os estudantes foram impedidos de entrar no ônibus que levava demais alunos para o país vizinho.

Além de pedir ações por parte dos governantes, a BeyGOOD também compartilhou formas de ajudar as pessoas afetadas pela guerra. “Na esteira da invasão militar russa na Ucrânia, o povo ucraniano, incluindo crianças, precisa urgentemente de nossa assistência. Por favor, ajude da maneira que puder”, declarou em comunicado.

Em janeiro, a instituição da cantora norte-americana também se manteve alerta sobre a crise no Haiti. Em meio a uma intensa crise política e econômica, o país caribenho sofreu abalos sísmicos devastadores. Os últimos terremotos no país causaram a morte de 2,2 mil pessoas, além de deixar 12,7 mil feridos. “Por favor, junte-se a nós de qualquer maneira que puder para ajudar nossos irmãos e irmãs no Haiti enquanto enfrentam esta crise, após o último terremoto“, publicou a BeyGOOD ao compartilhar links para doações e informações.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments