Freixo diz que deixará PSOL se candidatura Wesley Teixeira for impugnada

0
Freixo diz que deixará PSOL se candidatura Wesley Teixeira for impugnada
Wesley Teixeira - Foto: @laisdant4s

As doações recebidas por Wesley Teixeira para sua campanha para vereador na cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense pelo PSOL não foram celebradas por todo mundo. O valor de R$ 78 mil reais doados à Teixeira foi composto pelas contribuições de Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, Beatriz Bracher , Banco Itaú, e o cineasta João Moreira Salles.

A origem desse dinheiro feriria o estatuto do partido que diz que “não serão aceitas contribuições e doações financeiras provindas, direta ou indiretamente, de empresas multinacionais, de empreiteiras e de bancos ou instituições financeiras nacionais e/ou estrangeiros”. Essa questão estatutária virou um argumento usado por uma ala do PSOL para pedir impugnação da candidatura de Walter.

Notícias Relacionadas


De acordo com a UOL o Deputado Marcelo Freixo defendeu a doação de Wesley e ameaçou deixar o PSOL caso o candidato a vereador sofra retalhação. “Se formalizarem alguma tentativa de impugnar a sua candidatura, Wesley, eu saio do PSOL, porque não tem condições de eu ficar em um partido que não vê o tamanho do que você representa para a democracia brasileira”, disse ele.

“Ele recebeu ajuda sem nenhuma contraproposta, sem nenhuma condição. Estamos vivendo um momento de enfrentamento de extrema-direita em que temos que dialogar com setores mais amplos”, argumentou Freixo ao colunista Chico Alves da UOL.

Wesley Teixeira comenta a doação

Por meio do Instagram Wesley Teixeira deu mais detalhes sobre a grande repercussão das doações para sua campanha . “Muitos companheiros e companheiras de anos de luta vieram cobrar de mim um posicionamento: ‘vai receber dinheiro de banqueiro, Wesley?’ – e com toda a razão. Ao longo dos últimos dias tenho conversado com todos aqueles que fazem parte da construção coletiva não só da minha campanha, que se iniciou há poucos dias, mas de toda a minha trajetória militante”, disse o candidato.

Teixeira saiu do Insurgência, organização interna do PSOL, que defende que ele tem que devolver todo o valor doado pelos banqueiros.

“Existe também a discussão sobre financiamento de campanha, que todos os partidos investem de forma desigual entre candidaturas negras e brancas. Reflexo do sistema racista feito para impedir negros e negras de acessarem espaços de poder.

É por isso que este dinheiro será usado em uma campanha de afirmação da vida, de ocupação preta pra chegar na Câmara Municipal de Duque de Caxias e combater a política de morte das mesmas famílias que governam esta cidade, para eleger um mandato comprometido com os movimentos sociais, com controle e participação popular, para pensar uma cidade para se viver e não para o lucro”, defendeu Teixeira.

O PSOL ainda não formalizou a impugnação da candidatura de Wesley. 

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display