Fotografo lança livro que retrata os ritos e cotidiano em terreiros de Candomblé

0
5147
Imagem: IURI MARC

Livro que retrata por meio da fotografia o cotiando em terreiros de Candomblé será lançado no próximo dia 3 de março. As imagens foram produzidas pelo fotógrafo baianoIuri Marc,formado pela prestigiosa escola de fotografia FPSCHOOL de Milão (Itália), e ilustram o cotidiano de dois terreiros baianos: o Ilê Axé Ewê, localizado na Fazenda Grande 1-Cajazeiras e o  Ilê Asé Ojisé Olodumare, que fica na vila de Barra do Pojuca, em Camaçari.

A obra fotográfica chama-se “AWO – Luzes e sombra de uma religião em trânsito” e apresenta a cultura religiosa em todos os seus aspectos, desde a cozinha ritualística, à preparação do vestuário, adornos e organização do espaço, até as manifestações de culto aos orixás. O fotografo utiliza muito do recurso em preto e branco, brincando com luzes e sombras, utilizando o contraste da pele negra com as vestimentas brancas em reverência a Oxalá.

“Foi um desafio tentar me tornar invisível para não interferir nas cenas cotidianas e ao mesmo tempo captar o desenrolar das tarefas ritualísticas. Meu propósito foi transformar cada momento em poesia, eternizar através da fotografia os olhares, gestos e sorrisos em sinal de demonstração de fé, cuidado e devoção”, afirma Iuri..

Iuri pretende lançar ainda um segundo volume do livro onde apresentará o culto aos orixás em terreiros de candomblé localizados nas cidades de Milão e Roma, na Itália. A ideia é retratar uma religião de matriz africana ambientada dentro da cultura de um país europeu.

“Os terreiros que visitarei na Itália são da Nação Ketu e, embora os princípios da celebração aos orixás continuem os mesmos, quero ilustrar as particularidades nos cenários, cores e formas dos rituais através do meu olhar fotográfico”, afirma o fotógrafo. A ideia inicial era compor um único livro com os dois registros fotográficos, mas por conta da pandemia Iuri não conseguiu viajar até a Itália, ficando essa parte para um segundo volume.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias-CCPI (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

O livro será lançado em formato ibook e estará disponível na Amazon a partir do dia 3 de março, custando R$ 24,90. Além das fotografias, ele conta com  um texto de apresentação produzido pela escritora, antropóloga e filha de santo, Marianna Soffiantino. O link de lançamento é: http://bit.ly/awo-iurimarc

Comments