Festa literária, mostra de teatro e cinema negro, encontro internacional de cotistas, espaço do empreendedorismo, espaço Afrokids e Troféu Raça Negra.
Esses são alguns dos eventos da primeira edição do Flink Sampa, que acontece entre os dias 15 e 17 de novembro, no Memorial da América Latina em São Paulo.
Notícias Relacionadas
7ª edição da Celebração do Cinema e Televisão Negros dos EUA celebra carreira de Regina King e Tyler Perry
Eventos culturais celebram o feriado da Consciência Negra nas capitais brasileiras
Missão difícil escolher o que fazer, já que serão 70 atrações com a presença de grandes nomes da política, literatura e meio acadêmico estarão circulando durante os três dias do evento promovido pela Afrobras e Faculdade Zumbi dos Palmares.
No Espaço Empreendedorismo, empresários negros estarão oferecendo seus produtos e serviços, que vão desde a venda de artesanatos étnicos à organização de eventos. A programação completa está disponível no site www.flinksampa.com.br
Feira literária
A Festa de Literatura negra terá debates e 24 lançamentos reunindo nomes importantes da literatura negra contemporânea. Entre as obras, “Claros Sussurros de Celestes Ventos” (editora Bertran Brasil) do autor Joel Rufino dos Santos.
Nei Lopes relança suas obras: “20 contos e uns trocados”, “Mandingas da Mulata Velha na cidade nova”, “Enciclopédia brasileira da diáspora africana”,”A Lua triste descamba”, “Novo dicionário banto do Brasil”, “Kofi e o menino de fogo” e “Dicionário da Antiguidade Africana “nos três dias de evento.
O escritor Paulo Lins (Cidade de Deus) lança o livro “Desde que o samba é Samba”. A história é um romance cuja ação se localiza no Rio de Janeiro no início do século 20.
Paulina Chiziane, primeira romancista moçambicana, reconhecida internacionalmente por suas obras com histórias que falam das vivências de tempos difíceis, da esperança, do amor, da mulher e de uma África passada e presente lançará o livro “As Andorinhas”, uma incursão a algumas lendas e à vida de três personalidades incontornáveis na história de Moçambique: Ngungunhana, Eduardo Mondlane e Lurdes Mutola. A romancista Ana Maria Gonçalves, estará presente no relançamento do seu livro – Um Defeito de Cor .
Mostra internacional de cinema e teatro
O teatro africano se fará presente com a apresentação de grupos teatrais cinco países africanos de língua portuguesa: Angola, Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.
Representando o Brasil o grupo Dragão Sete coloca o Rapper Dexter no palco para fazer uma releitura de um musical famoso na Broadway, aqui na versão brasileira recebe o nome de “O Mágico de Ooohz”.
O Grupo de Teatro e Musicais Zumbi dos Palmares, formado pelos alunos da FAZP apresentam o musical “I have a Dream” baseado na trajetória do Pastor, Advogado e Ativista dos Direitos Humanos Martin Luther King, que liderou a Marcha Sobre Washington em 28 de Agosto de 1963.
No Cineclube Darci Ribeiro acontecerá uma mostra de Cinema negro com títulos como: “Ninguém sabe o duro que dei” sobre a vida do astro Wilson Simonal , “Cruz e Sousa: O poeta do desterro de Sylvio Backi”, “Vista minha Pele”, de Joel Zito de Araújo, “Abolição” de Zózimo Bulbul, “Maria Carolina de Jesus” de Jefferson D, “O homem que virou Suco”, de João Batista de Andrade, “(Filme sobre Angola)” de Barbara Veloso.
Show no feriado
No feriado da Proclamação da República, dia 15 de novembro, sete shows vão agitar a Praça Cívica do Memorial da América Latina. No palco Diversidade, das 10h às 19h. Haverá uma Jam com Universo Gafieira Convida: Roberta Gomes, Letícia Oliveira, Thulla Melo, Wilson Simoninha, Max de Castro e Grupos Negros Dançar.
O rapper Emicida, Grupo Bom Gosto e os grupos de dança Dança Afro Oyá e Afoxé das Águas de São Paulo se apresentam em seguida.
Denny Glover e Reverendo Jesse Jackson no Troféu Raça Negra
Um dos mais badalados eventos da comunidade negra, o Troféu Raça Negra terá em sua 11ª edição, que homenageia o cantor Emilio Santiago, duas presenças internacionais de peso.
O “Oscar da Comunidade Negra”, acontece no dia 17 de novembro e ex-senador americano Jesse Jackson será um dos homenageados. O ator hollywoodiano e ativista negro Danny Glover também receberá o prêmio.
- Serviço:
1ª FLINK Sampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra
De 15 a 17/11 – 9h às 20h
Programação completa: http://www.flinksampa.com.br/
Local: Memorial da América Latina – São Paulo
Notícias Recentes
De origem africana, nome da primeira filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves é Zuri
Potencializar negócios e manter pautas de D&I ainda é um desafio necessário
Comments are closed.