Finalista do Prêmio Jabuti, “Rastros de Resistência”, de Ale Santos, ganha nova edição revista e ampliada

0
Finalista do Prêmio Jabuti, “Rastros de Resistência”, de Ale Santos, ganha nova edição revista e ampliada
Foto: Reprodução

O livro “Rastros de Resistência: Histórias de Luta e Liberdade do Povo Negro”, do escritor e pesquisador Ale Santos, finalista do Prêmio Jabuti, acaba de ganhar uma nova edição, revista e ampliada, pela HarperCollins. A obra, que integra o Clube de Leitura da ONU, chega às livrarias com histórias inéditas, reforçando o papel central de personalidades negras no movimento abolicionista e na resistência à escravidão.

Ale Santos, considerado um dos principais nomes do afrofuturismo na literatura brasileira, é conhecido por destacar em sua obra figuras históricas do movimento negro muitas vezes apagadas pelos registros oficiais. Na nova edição, ele resgata trajetórias como a de Benjamim de Oliveira, tido como o primeiro palhaço negro do Brasil; Tereza de Benguela, líder quilombola e símbolo do feminismo negro; e Chico da Matilde, o Dragão do Mar, que se recusou a transportar escravizados em sua jangada durante a abolição no Ceará.

Notícias Relacionadas


Com mais de vinte narrativas impactantes, “Rastros de Resistência” reposiciona esses personagens no lugar que deveriam ocupar nos livros de História: o de heróis.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display