Nesta segunda-feira (7), o filme “SEMENTES: MULHERES PRETAS NO PODER”, dirigido por Éthel Oliveira e Júlia Mariano, terá sua estreia online e poderá ser visto gratuitamente. A princípio, a obra acompanha, escuta e revela quem são algumas das mulheres pretas na política do Brasil. Elas emergiram após o brutal assassinato de Marielle Franco.
O Brasil tem a menor representação parlamentar feminina na América do Sul com menos de 10% de cadeiras existentes na câmara dos deputados ocupadas por mulheres. Dessa forma, para elas, responder politicamente ao assassinato de Marielle Franco significou candidatar-se a cargos de deputadas federal e estadual nas eleições de 2018, ou seja, disputar o espaço da política institucional do qual Marielle foi brutalmente arrancada.
Notícias Relacionadas
Denzel Washington se torna o ator negro mais indicado ao Globo de Ouro; veja os filmes que marcaram sua trajetória
A$AP Rocky será a estrela do novo filme de Spike Lee, ao lado de Denzel Washington
“SEMENTES: MULHERES PRETAS NO PODER” é o primeiro longa da co-diretora Éthel Oliveira, da fotógrafa Marina Alves e da roteirista Lumena Aleluia. Uma escolha da produtora executiva e co-diretora Júlia Mariano, que coloca em perspectiva o próprio cinema brasileiro e toda a produção de memória e história que vem com ele. Pois temos um cinema fundado no fazer de pessoas brancas, que desconsidera outras perspectivas e olhares de mundo. Sendo assim, esse mono-olhar branco, que constrói nosso imaginário coletivo, é redutor e empobrecedor. Mas, para além disso, é também constitutivo do racismo estrutural brasileiro. É perceber como o corpo feminino negro é trabalhado no cinema nacional para se ter o tamanho do problema.
O documentário é distribuído pela Embaúba Filmes e tem a campanha de impacto feita pela Taturana e poderá ser visto gratuitamente na embaubafilmes.com.br.
Notícias Recentes
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas