Filha de doméstica, Jéssica Ellen pergunta: “Seu feminismo inclui sua empregada ?”

0
Filha de doméstica, Jéssica Ellen pergunta:  “Seu feminismo inclui sua empregada ?”

Dia 27 de Abril é Dia Nacional da Empregada Doméstica. E em época de coronavírus onde todas elas deveriam estar em casa, cuidando se si e da sua própria família, a  atriz Jéssica Ellen, filha de uma empregada doméstica, usou sua conta no Instagram para trazer algumas reflexões e muitas provocações sobre a profissão. Antes disso ela agradece a Dona Nilma, sua mãe.

“Minha mãe é uma mulher FODA. Já passou por situações extremamente CONSTRANGEDORAS trabalhando na casa de várias pessoas ao longo de mais de 40 anos de profissão, mesmo assim, sempre foi muito INTEGRA. Engoliu VÁRIOS sapos, muitas vezes, baixou a cabeça, mesmo sabendo que deveria erguer-lá pra não deixar a coroa de Oyá cair.E se manteve (e ainda se mantém firme). Criou 4 filhos na raça e na coragem. Ela não teve oportunidade de “fraquejar”. Não podia”, descreveu a atriz.

Jéssica pergunta por que muitos dos que não conseguem tomar um café sem que alguém o sirva, precisam de ajuda para tarefas tão básicas:

“Que necessidade é essa de terceirizar tanto os serviços básicos? Como assim vc não SABE cozinhar ? Como assim vc não SABE onde fica suas roupas? Como assim vc não SABE passar, varrer, arrumar sua própria CAMA? Lavar sua própria calcinha/ cueca??? Não se orgulhe disso. Isso é o BÁSICO e todo mundo DEVERIA saber” alfineta a interprete de Camila em Amor de Mãe.

Jéssica disse ainda ter pavor do termo “quase da família” para se referir as empregadas domésticas e pergunta aos patrões , se já eles se importam tanto com suas funcionárias, se eles investem no cuidado delas. “As trabalhadoras domésticas usam os seus corpos para fazer trabalhos braçais DIARIAMENTE. Minha mãe por exemplo, vive com dor nas costas, nos ombros, tem hérnia de disco, e está chegando nos 60.Vc paga fisioterapia pras suas funcionárias? Vocês pagam massagem pras suas funcionárias ? Que “cuidam” tão bem da sua casa e são “quase da família”? (Tenho PAVOR desse termo)”, questiona a atriz.

Veja a postagem na integra:

 

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display