O Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, o Curta Kinoforum, começou nesta quinta-feira (20) e terá transmissão online de 212 filmes. O evento, que está na sua 31ª edição, acontece até 30 de agosto e a programação é gratuita.
A programação deste ano conta com projetos desenvolvidos durante o confinamento social por causa da pandemia de Covid-19. Nestes 10 dias, também estão agendados encontros, debates, atividades de formação, um seminário internacional e happy hours.
Notícias Relacionadas
Angela Bassett volta ao papel de diretora da CIA em 'Missão: Impossível 8' e confirma novo suspense da Netflix em 2025
'Sintonia de Natal': nova comédia romântica natalina estreia na Netflix
Os filmes, as lives e demais atividades virtuais são acessível através do endereço kinoforum.org.br ou pelos aplicativos innsaei.tv para celulares, tablets e smart TVs disponíveis nas lojas do Google Play ou Apple Store (para televisores, utilizar Airplay e Chromecast).
A programação está dividida em Mostra Limite, Mostra Internacional, Mostra Latino-Americana, Programas Brasileiros, Mostra Infantojuvenil, Programas Especiais e Atividades Paralelas.
Um dos filmes que integram a programação é Egum – um filme de terror preto. Egum é um curta-metragem de terror sobre o que é ser negro no Brasil realizado por alunas e alunos da UFRJ, refletindo sobre a violência e o genocídio da população negra. “Nosso filme tem por objetivo questionar a estrutura desse sistema que extermina negros e favelados, procurando entender por que a carne mais barata do mercado é a carne negra e por que o povo preto – bem como nossos antepassados – não está em paz. Na religião iorubá, Eguns são os espíritos dos antepassados mortos.
O filme retrata a história de um renomado jornalista após anos afastado devido à violenta morte do irmão, ele retorna para a casa de sua família na favela para cuidar de sua mãe, que sofre uma grave e desconhecida doença. Numa noite, o jornalista recebe a visita de dois estranhos, que têm negócios desconhecidos com seu pai. Esse encontro, juntamente com acontecimentos que o levam a desconfiar que algo sobrenatural se abateu sobre sua mãe, fazem-no temer uma nova tragédia.
Confira o trailer:
Notícias Recentes
Estudo aponta que 62% dos consumidores negros priorizam marcas com representatividade; Confira nossas dicas
Crianças autistas negras são 2,6 vezes mais propensas a receber diagnósticos errados antes do TEA