Adriana Preta, CEO da Feira Preta, anunciou nesta quarta-feira (19), em um encontro com jornalistas e parceiros realizado no espaço Preta Hub, a volta do Festival Feira Preta ao presencial depois de dois anos on-line por causa da pandemia. A 21ª edição do evento tem como tema “O Futuro Preto se Faz Hoje” e será realizada entre os dias 5 de novembro e 4 de dezembro.

O Festival Feira Preta terá mais de 130 atrações nacionais e internacionais, entre shows, workshops, espetáculos, intervenções artísticas e painéis.

Notícias Relacionadas


A novidade deste ano é a descentralização da programação para as periferias de São Paulo. Além do evento tradicional no Memorial da América Latina, onde haverá o fechamento do festival nos dias 3 e 4 de dezembro. O Feira Preta levará diversas atrações para o Grajaú, Cidade Tiradentes, Brasilândia e Campo Limpo, bairros com maiores concentrações de pessoas pretas na capital paulista, segundo dados da Secretaria Municipal de Promoção e Igualdade Racial.

No Memorial da América Latina, serão realizados grandes shows como o da Iza, Baiana System, Mc Soffia, Dj Lumena, Balanço Black, Kaê Guajajara, entre outras atrações.

Com programação extensa em todos os finais de semana entre novembro e dezembro, Adriana explica a necessidade de fazer tudo isso acontecer. “Como a gente teve 135 anos pós período de abolição, tem muito atraso quando pensamos a desiguladade no Brasil, então a gente não tem tempo. É tudo junto e ao mesmo tempo. A gente fala de educação, educação financeira, gastronomia, moda”.

Na Arena XP, será realizado o Preta Poupa Fest, com talks e discussões sobre educação financeira. O Festival também estará presente no SESC-SP, Instituto Moreira Salles e no Museu das Favelas.

Neste ano, a Feira Preta também realizou com parceria com artistas e empreendedores da Colômbia, para expôr o trabalho e realizarem shows no evento.

Os influenciadores Roger Cipó e Ana Paula Xongani serão os mestres de cerimônia da Feira Preta. Ambos já eram frequentadores e já expuseram trabalhos no festival. Agora, eles retornam como convidados especiais. “Eu costumo dizer que eu comprei minha primeira boneca preta na Feira Preta. Participo desde a primeira edição. Já fui consumidora, empreendedora, já fiz desfile. É um lugar de experimentação e de afirmação”, disse Ana Paula, também CEO do Ateliê Xongani.

Toda a programação será oferecida de forma gratuita, porém, para a programação do Memorial da América Latina, será necessário retirar o ingresso no site Sympla, além da entrega de 1kg de alimento não perecível no local.

Cronograma Festival Feira Preta

05/11 – Festival Feira Preta SPerifas – Centro Cultural do Grajaú

06/11 – Festival Feira Preta SPerifas – Vila Itororó 

08/11 – Preta Poupa Fest – Arena XP

12/11 – Festival Feira Preta  SPerifas – CCJ Brasilândia

13/11 – Ação África em Nós (fluxos migratórios) – Instituto Moreira Salles

19/11 – Festival Feira Preta  SPerifas – Centro Cultural Cidade Tiradentes

20/11 – Festival Feira Preta SPerifas – Casa de Cultura do Campo Limpo

25/11 – Exposição Festival Feira Preta 20 anos – Museu das Favelas

01/12 – Lançamento Black Trends (evento de lançamento do report + palestra internacional)

02/12 – Rodada de Negócios – Cadeia de Valor

03 e 04/12 – Festival Feira Preta no Memorial da América Latina

Serviço

Festival Feira Preta 2022 – “O Futuro Preto se Faz Hoje’

Data: de 05/11 a 04/12

Formato: Presencial

Ingressos: Gratuito

*Programação: www.feirapreta.com.br

*Será disponibilizada na página a partir do dia 21 de outubro

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments