Adriana Preta, CEO da Feira Preta, anunciou nesta quarta-feira (19), em um encontro com jornalistas e parceiros realizado no espaço Preta Hub, a volta do Festival Feira Preta ao presencial depois de dois anos on-line por causa da pandemia. A 21ª edição do evento tem como tema “O Futuro Preto se Faz Hoje” e será realizada entre os dias 5 de novembro e 4 de dezembro.
O Festival Feira Preta terá mais de 130 atrações nacionais e internacionais, entre shows, workshops, espetáculos, intervenções artísticas e painéis.
Notícias Relacionadas
Continuamos sendo os únicos representantes dos nossos sonhos: 25 profissionais negros que você precisa conhecer
Brega funk, futebol de várzea e turismo de favela pelos olhos de diretores negros
A novidade deste ano é a descentralização da programação para as periferias de São Paulo. Além do evento tradicional no Memorial da América Latina, onde haverá o fechamento do festival nos dias 3 e 4 de dezembro. O Feira Preta levará diversas atrações para o Grajaú, Cidade Tiradentes, Brasilândia e Campo Limpo, bairros com maiores concentrações de pessoas pretas na capital paulista, segundo dados da Secretaria Municipal de Promoção e Igualdade Racial.
No Memorial da América Latina, serão realizados grandes shows como o da Iza, Baiana System, Mc Soffia, Dj Lumena, Balanço Black, Kaê Guajajara, entre outras atrações.
Com programação extensa em todos os finais de semana entre novembro e dezembro, Adriana explica a necessidade de fazer tudo isso acontecer. “Como a gente teve 135 anos pós período de abolição, tem muito atraso quando pensamos a desiguladade no Brasil, então a gente não tem tempo. É tudo junto e ao mesmo tempo. A gente fala de educação, educação financeira, gastronomia, moda”.
Na Arena XP, será realizado o Preta Poupa Fest, com talks e discussões sobre educação financeira. O Festival também estará presente no SESC-SP, Instituto Moreira Salles e no Museu das Favelas.
Neste ano, a Feira Preta também realizou com parceria com artistas e empreendedores da Colômbia, para expôr o trabalho e realizarem shows no evento.
Os influenciadores Roger Cipó e Ana Paula Xongani serão os mestres de cerimônia da Feira Preta. Ambos já eram frequentadores e já expuseram trabalhos no festival. Agora, eles retornam como convidados especiais. “Eu costumo dizer que eu comprei minha primeira boneca preta na Feira Preta. Participo desde a primeira edição. Já fui consumidora, empreendedora, já fiz desfile. É um lugar de experimentação e de afirmação”, disse Ana Paula, também CEO do Ateliê Xongani.
Toda a programação será oferecida de forma gratuita, porém, para a programação do Memorial da América Latina, será necessário retirar o ingresso no site Sympla, além da entrega de 1kg de alimento não perecível no local.
Cronograma Festival Feira Preta
05/11 – Festival Feira Preta SPerifas – Centro Cultural do Grajaú
06/11 – Festival Feira Preta SPerifas – Vila Itororó
08/11 – Preta Poupa Fest – Arena XP
12/11 – Festival Feira Preta SPerifas – CCJ Brasilândia
13/11 – Ação África em Nós (fluxos migratórios) – Instituto Moreira Salles
19/11 – Festival Feira Preta SPerifas – Centro Cultural Cidade Tiradentes
20/11 – Festival Feira Preta SPerifas – Casa de Cultura do Campo Limpo
25/11 – Exposição Festival Feira Preta 20 anos – Museu das Favelas
01/12 – Lançamento Black Trends (evento de lançamento do report + palestra internacional)
02/12 – Rodada de Negócios – Cadeia de Valor
03 e 04/12 – Festival Feira Preta no Memorial da América Latina
Serviço
Festival Feira Preta 2022 – “O Futuro Preto se Faz Hoje’‘
Data: de 05/11 a 04/12
Formato: Presencial
Ingressos: Gratuito
*Programação: www.feirapreta.com.br
*Será disponibilizada na página a partir do dia 21 de outubro
Notícias Recentes
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana
Ministério da Igualdade Racial lança projeto para enfrentar racismo no transporte público do Rio