Aproximando territórios historicamente segregados o FIP – Festival de Imagens Periféricas realiza a sua primeira edição em São Paulo, de 01 de março a 06 de abril. Em ambiente online, o festival mostra diferentes narrativas visuais da cidade de São Paulo por meio da imagem, trazendo a pluralidade cultural representada por artistas e fotógrafos que vivem em regiões do centro e da periferia da capital.
Com a temática Imagens Periféricas, a proposta do festival é provocar ações que fluam em mão dupla – da área central para a periferia e da periferia para área central da cidade – reforçando para que haja a quebra do trânsito existente entre território e as relações sociais. Na programação, uma série de atividades como: diálogos, oficinas, desafios, exposições de lambes e projeções perpassam o ambiente da fotografia e seguem também, como ferramenta de conhecimento, expressão e transformação.
Notícias Relacionadas
Denzel Washington se torna o ator negro mais indicado ao Globo de Ouro; veja os filmes que marcaram sua trajetória
A$AP Rocky será a estrela do novo filme de Spike Lee, ao lado de Denzel Washington
Construído coletivamente por aproximadamente 35 profissionais da imagem – fotógrafos, agentes culturais e produtores – de todas as regiões de São Paulo, o Festival de Imagens Periféricas chega como mais uma ação artística social, que visa estimular a participação do público a ocupar espaços, periféricos e centrais da cidade, por meio de intervenções artísticas.
O Festival de Imagens Periféricas foi contemplado pelo Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc Nº 40/2020, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, tendo como proponente a produtora cultural Illumina Imagens e Memória.
A partir do compartilhamento de ideias e informações sobre o universo da fotografia, os Diálogos acontecem de 01 a 05 de março, abrindo as atividades do Festival. Organizados por temas: Cultura, Memória, Gente, Morada e Sobrevivência, os cinco encontros online, trazem diversas abordagens fotográficas, em especial debates sobre a representatividade visual periférica, seja em relação ao espaço ou ao tempo. A transmissão será realizada pelo Youtube e Facebook do Festival, sempre às 19h. Com o intuito de ampliar o pensamento crítico sobre fotografia e ressaltar o olhar artístico, as cinco oficinas promovem a inclusão digital e a preservação da memória da periferia. Jovens a partir dos 16 anos podem se inscrever até durarem as vagas. As oficinas acontecem de 09 a 19 de março.
Serviço:
FIP – Festival de Imagens Periféricas
De 01 de março a 06 de abril
Inscrições para oficinas e outras informações: https://linktr.ee/festivaldeimagensperifericas
Notícias Recentes
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas