Nos dias 29 e 30 de novembro, o Centro Histórico de Salvador se transformará em uma cidade futurista para receber o Festival Afrofuturismo Ano VI, conhecido como principal evento de diversidade, tecnologia e inovação da América Latina. A edição de 2024 promete explorar, por meio dos símbolos Adinkra, como o desenvolvimento econômico, social e cultural pode ser guiado pelos saberes africanos.
Realizado pelo Hub de inovação Vale do Dendê, o festival traz como tema “Adinkras – o código fonte da liberdade”, abordando o saber ancestral e a filosofia dos símbolos Adinkra, que emergiram do povo Asante, em Gana, como sistema de escrita e preservação de conhecimento. Cada símbolo representa um provérbio que, segundo a cultura Asante, oferece uma guia para o afrofuturo, destacando o caminho da liberdade.
Notícias Relacionadas
Lançamento de “Aspino e o boi” leva memórias quilombolas à literatura infantil
Peça teatral de Torto Arado estreia em São Paulo no Dia da Consciência Negra
Com uma programação diversificada que integra talks, palestras, rodas de conversa e apresentações culturais, o festival ocupará locais emblemáticos do Centro Histórico, incluindo a Casa Vale do Dendê, Faculdade de Medicina da Bahia, Museu Eugênio Teixeira, Casa do Olodum e outros espaços culturais, ampliando o acesso a um público que se conecta com o pensamento afrofuturista.
Além de ser parte das celebrações do Mês da Consciência Negra, o Festival Afrofuturismo é referência para inovadores e criativos no Brasil. Em 2023, o evento reuniu palestrantes de 23 países e recebeu mais de oito mil pessoas. Com a edição de 2024, Salvador reforça seu posicionamento no cenário global de inovação e criatividade, ao lado de cidades como Austin, Cannes, Lisboa e Nova Orleans.
Confira a programação
29 de novembro
Talks: Beleza e Moda, Artes Cênicas, Produção Cultural, Nova Cena Cultural da Bahia
Painéis: Ancestrais do Futuro, Influência Digital e Antirracismos, Música na Era da IA, Audiovisual Preto, Games e Diversidade, Robótica no Dia a Dia, Afrofofurismo, Empoderamento Econômico Negro
30 de novembro
Talks: Tecnologia e Grafite, Inclusão e Sociedade, Gastronomia Ancestral
Painéis: Afrofuturismo e Investimento Social, Novo Código para a Comunidade Negra, Humor Negro e Mercado, Futuro das Mídias Negras, Literatura Marginal e Afrofuturismo
Com o Festival Afrofuturismo Ano VI, Salvador se firma como um dos grandes polos globais de eventos que promovem inovação e diversidade.
Notícias Recentes
Estudo aponta que 62% dos consumidores negros priorizam marcas com representatividade; Confira nossas dicas
Crianças autistas negras são 2,6 vezes mais propensas a receber diagnósticos errados antes do TEA