Felipe Neto bloqueia influenciadores negros após receber críticas por apoiar tweet de Enzo Celulari

0
20682

O Youtuber Felipe Neto saiu em defesa de Enzo Celulari após o tweet do filho de Edson Celulari e Claudia Raia, Enzo Celulari viralizar com uma questão sobre o consumo de carne.  “Consumo de carne no Brasil cai pra menor nível em 25 anos: é o preço que tá alto ou os consumidores que estão mais conscientes?”, dizia a postagem que foi apagada após críticas.

Acontece que essa queda no consumo vem de fatores como a alta da carne acumulada em até 35%, um auxílio emergencial vexatório do Governo Federal e uma taxa de desemprego histórica, o que vem sendo noticiado constantemente pelos maiores jornais do país e pelas mídias alternativas. Mesmo assim, Felipe Neto não gostou das críticas que Enzo recebeu e bloqueou diversos influenciadores negros que apontaram elitismo no posicionamento do empresário.

Felipe Neto on Twitter: "O hate q vcs tão jogando pro Enzo Celulari é de  uma arrogância intelectual tão pedante. Sim, o cara é filho de 2  milionários. Óbvio q ele não
Imagem: Reprodução Twitter

“Será que é bom viver nessa bolha em que não se sabe o preço da carne? Assustador!”, disse uma usuária. A acadêmica Winnie Bueno criticou o influencer  por bloquear influenciadores pretos que criticaram sua defesa a favor de Enzo Celulari. “Compartilhando várias campanhas de arrecadação de alimentos depois de bloquear as pessoas envolvidas na construção dessas campanhas. Ou seja, preto só serve pra você fazer seu assistencialismo barato. Se o preto ousa te questionar, aí já querem demais”, apontou.

O influencer ficou nervoso durante uma live. Segundo Neto, uma conta verificada o chamou de reaça. Após isso, Felipe encerrou o vídeo xingando e demonstrando indignação. “Eu espero que o Felipe Neto comece logo a ler intelectuais negros pra perceber o quanto sua defesa ao Enzo Celulari é o retrato perfeito do pacto narcísico da branquitude e não tem nada haver com revolta com arrogância intelectual”, disse a advogada e feminista negra Tamires Sampaio.

Os fãs do empresário logo iniciaram ataques a quem criticava o influenciador, inclusive com teor racista.

Imagem: Reprodução Twitter

Felipe Neto foi uma das vozes mais brancas mais engajadas nos movimentos do “vidas negras importam” e em outros momentos fez discursos contra classe média bolsonarista, mas numa questão complexa como a queda do consumo de carne e o veganismo, o youtuber esbarra no elitismo comum da pauta. É sabido que é impossível que milhões de pessoas tenham assumido o veganismo do dia para a noite, o que denota que sua defesa em favor de Enzo Celulari, alegando que foi uma simples pergunta, é vazia e carece de reflexão sobre demandas que ele tanto diz defender.

Falta ao influenciador ouvir de verdade as pessoas que ele tanto diz estar ao lado.

Comments