‘Feitiço’: Spartakus ganha prêmio internacional por videoclipe filmado na Bahia baseado na história de Obaluaê

0
‘Feitiço’: Spartakus ganha prêmio internacional por videoclipe filmado na Bahia baseado na história de Obaluaê
Videoclipe de Spartakus ganha prêmio internacional em Londres/Divulgação

O videoclipe “Feitiço”, dirigido pelo artista e cineasta baiano Spartakus, recebeu o prêmio de Best Music Short no New Renaissance Film Festival London, em Londres. O festival celebra e destaca produções independentes com forte apelo artístico e narrativas inovadoras.

PUBLICIDADE

Em sua 11ª edição, o New Renaissance Film Festival já premiou cineastas que posteriormente receberam importantes reconhecimentos, como premiações internacionais e o Oscar.

Notícias Relacionadas


“Feitiço”, de Spartakus, foi gravado em Itabuna, no sul da Bahia, sua cidade natal, e contou com a participação de profissionais e artistas da região. Parte das filmagens ocorreu na Escola Curumim, onde o diretor estudou na sua infância. O ator mirim Sol Benedito, também de Itabuna, interpreta Spartakus durante a infância. 

A narrativa do videoclipe celebra a história de Obaluaê, orixá associado às curas, às doenças e à transformação. Na produção, as feridas do orixá são utilizadas como metáfora para as feridas internas causadas pela rejeição enfrentada por pessoas negras e LGBTQIA+ durante a infância.

Um dos principais elementos é o manto de Obaluaê, confeccionado por Junior Camini e finalizado por Dona Lourdes, avó de Spartakus.

O clipe faz parte do EP Livre Com Fiança, que também possui clipes inspirados em outros orixás, como Exu, Oxóssi e Iemanjá.

Reconhecimento internacional

O prêmio em Londres soma-se à trajetória internacional de “Feitiço”. O videoclipe já foi selecionado para o Denton Black Film Festival, no Texas, e para o NewFilmmakers, em Las Vegas.

O álbum visual Livre Com Fiança, que contém o clipe de Feitiço, também foi premiado no The Peoples Film Festival, em Nova York.

A produção contou com a colaboração de Thierry Brito na produção executiva, Augusto Santos na assistência de direção e Raone Calixto na direção de fotografia. O clipe é assinado pela Haus of Spartta, produtora independente de Spartakus.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display