O que leva uma mulher com longas e invejadas madeixas (mesmo que não sejam naturalmente suas) decidir arriscar um corte de cabelo radical, daqueles que expõe toda à nuca e não há elastiquinho que segure? Mudanças pessoais, tédio com o próprio visual e até problemas no cabelo, como queda e ressecamento, são alguns dos motivos que as levam a sentar na cadeira de um salão, respirar fundo e dizer ao cabelereiro: “corta tudo!”. Para as mulheres negras o apego com os cabelos longos é ainda maior. O formato do cabelo crespo, que é espiral, e não reto como os lisos, faz com que levem anos para ter fios realmente longos.
Por um rompante ou estratégia de marketing, este ano algumas celebridades negras impressionaram e chocaram ao decidirem abrir mão de uns dos seus maiores atrativos. Nesta manhã, de oito de agosto, a cantora Beyoncé, famosíssima não somente pelo potente vocal, mas também por seus fios longos, volumosos e dourados (que sabemos que são apliques, mas isso nem importa), deixou meio mundo boquiaberto ao postar via Instagram fotos do seu novo corte de cabelo. A eterna survivor aparece de cabelo mais loiro, liso e curtíssimo “a la Joãozinho”. Fazendo caras e bocas na frente do espelho, a diva negra mais agradou do que decepcionou, pelo menos nos EUA. Eu confesso que a ousadia e o look selvagem e poderoso de Beyoncé, se deviam e muito aos seus longos cabelos, que se moviam sedutora e harmoniosamente com suas generosas curvas.
Notícias Relacionadas
Met Gala 2025 reúne Pharrell, LeBron e Hamilton e nomes da moda e cultura
Pesquisa revela que 70% das mulheres negras se sentem pressionadas a alisar o cabelo
Não muito tempo atrás a cantora Rihanna também postou uma foto na internet, com cabelo bem curtinho, o que neste caso nem era bem novidade já que uma das marcas da cantora de Barbados é justamente o estilo camaleoa, imprevisível e ousado. Agora por que a mesma cantora que semanas antes circulava com fios longos e cinzas (bravejando que o cinza era o novo preto) decidiu abrir mão das longas madeixas, ainda é um mistério. Cabelo longo é um patrimônio desejado e cobiçado por homens e mulheres, negar isso, sobretudo em um país latino como nosso, é o mesmo que achar que a personagem Gabriela, de Jorge Amado, seria uma figura sensual mesmo de cabelo curto.
Comments are closed.