Fashion film, representatividade, arte e identidade negra marcam a 6ª edição do Afro Fashion Day

0
396

Reconhecida como a maior e mais importante passarela negra do país, o projeto – nascido em homenagem ao Mês da Consciência Negra, traz para 2020 um projeto 100% online, acompanhado do lançamento de um fashion film inédito, gravado nos bairros de Paripe, Rio Vermelho, Gamboa e Candeal, além do Parque São Bartolomeu, em Salvador.

Resgatando cinco séculos de uma herança cultivada no Oeste da África e que mais tarde viria a se tornar símbolo cultural na Bahia, o dendê – fruto do dendezeiro e ingrediente essencial da culinária baiana – foi o tema escolhido para inspirar a edição 2020, que será transmitida no próximo dia 20 de novembro, nas redes sociais do Jornal CORREIO.

O Afro Fashion Day é um projeto de empreendedorismo, impacto social e de moda criado pelo jornal CORREIO em 2015, com o objetivo de celebrar o mês da “Consciência Negra”. Reconhecido como o maior evento de moda negra do Brasil, o AFD é responsável por levar modelos das comunidades às passarelas, engajando marcas locais e milhares de espectadores em um evento feito para a Bahia. Com uma nova temática para cada edição, o 6º ano consecutivo do Afro Fashion Day traz o “dendê” como norteador da produção artística e cultural do projeto, além do “fashion film” — novidade audiovisual em virtude da pandemia de coronavírus (COVID-19).

Geralmente eu gosto de trazer para o ‘Afro’ temas que tenham ligação com aspectos culturais, que permeiam a nossa identidade; e o dendê está intimamente ligado ao ser baiano! É o nosso ingrediente mais representativo e por isso eu quis trazê-lo como tema do AFD 2020. Estamos usando uma cartela de cores que partiu das tonalidades do dendê, como preto, amarelo e o vermelho alaranjado; e as marcas criaram seguindo esse mood”, assina o produtor de Moda Fagner Bispo.

Numa sinergia de elementos, este ano a data tem comemoração dupla, visto que a sexta-feira 20de novembro representa também o dia típico de “comida de azeite” na Bahia, onde se usa o “dendê” como ingrediente principal.

SELETIVA NO TIK TOK

Uma importante novidade de 2020 foi a “Seletiva Tik Tok”, iniciativa que gerou oportunidades aos jovens Vitória Carmo (1º lugar na seleção feminina com 820 votos), Katarine Cardoso (2º colocada com 617 votos) Thalia Neres (3º lugar com 420 votos), Ednei William (1º lugar na seleção masculina com 830 votos), Deivid Silva (2º colocado com 610 votos) e Rafa Araújo (3º lugar com 570 votos) de integrarem o fashion film do projeto.

A seleção, encerrada no último dia 14, totalizou mais de 37 mil visualizações e o pico de quase 5 mil views por vídeo entre os dias 10 a 12 de outubro. Entre 12 candidatos, foram eleitos os três vídeos masculinos e três femininos mais curtidos na página na página oficial do Jornal CORREIO no Tik Tok.

SERVIÇO

Afro Fashion Day 2020: Fashion film
Quando: 20 de novembro, sexta-feira
Quem participa: 30 modelos (21 de agência, três convidados e 6 das seletivas do Tik Tok)
Onde será gravado: Parque São Bartolomeu, São Tomé de Paripe, Rio Vermelho, Gamboa e Candeal.

Comments