Com mais de 4 mil afroempreendedores capacitados desde 2018, o Afrohub chega à sua terceira edição, que neste ano terá um novo formato, por conta da pandemia do novo coronavírus. O evento migra para o digital com o lançamento de uma plataforma educacional própria e gratuita. Idealizado pela Pretahub, Feira Preta, Diaspora.Black e Afrobusiness, com o apoio do Facebook, a plataforma irá oferecer cerca de 20 horas de conteúdo, distribuído em módulos e pílulas nas redes sociais. Será uma jornada empreendedora online de oito meses, com foco na digitalização de negócios, abordando temas como gestão, finanças, vendas e comunicação. A expectativa é atingir 100 mil empreendedores.
Nos últimos três anos, o Afrohub tem atuado para fortalecer e estimular o ecossistema de afroempreendedorismo no Brasil, por meio do fomento ao crescimento de negócios com o uso da tecnologia. A oferta de capacitação online sempre esteve entre os objetivos dos idealizadores, visando aumentar a capilaridade do programa. “Antes da pandemia, já pensávamos em desenvolver um hub de conteúdo e conhecimento para alcançar empreendedores de cidades que não têm acesso a novos conhecimentos, técnicas e ferramentas importantes para o desenvolvimento dos negócios. A ideia é proporcionar uma jornada de aprendizagem personalizada, com uma experiência única”, explica Fernanda Leôncio, fundadora do Afrobusiness.
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Para a estruturação da plataforma, Adriana Barbosa, Fernanda Leôncio e Antonio Pita, idealizadores da iniciativa, compartilharam com a equipe do Facebook as principais dúvidas e necessidades dos afroempreendedores, identificadas nas edições anteriores, especialmente sobre o processo de digitalização de negócios. O resultado foi a criação de conteúdos voltados para a melhor utilização das ferramentas de marketing e relacionamento, os quais serão apresentados em formato integrado entre masterclass e vídeos tutoriais para aprofundar os temas e atender às necessidades específicas dos afroempreendedores. As informações também serão compartilhadas em pílulas nas redes sociais do programa, como Instagram e Facebook, ampliando o alcance e as linguagens trabalhadas com diferentes perfis de empreendedores.
“Desenvolvemos e co-criamos os conteúdos com especialistas em gestão, finanças, vendas e comunicação. Nos tutoriais, será possível acompanhar dicas sobre processos e práticas importantes para a organização dos empreendimentos dentro desses temas. Além disso, a plataforma contará com a participação de especialistas convidados e uma seção focada na rotina diária do empreendedor, destacando a atuação de afroempreendedores da rede Afrohub, que compartilharão histórias de aprendizados durante a evolução de seus negócios”, observa Antonio Pita, sócio-fundador do Diáspora.Black
Outra novidade será a parceria com o Fórum Raça e Mercado, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), para curadoria de um banco de artigos, teses, pesquisas acadêmicas sobre a economia e o mercado de consumo da população negra no Brasil. Também haverá um espaço para notícias e podcasts sobre o universo empreendedor e afroempreendedorismo. Tais iniciativas visam trabalhar aspectos que contribuam de forma complementar à formação dos participantes.
“A plataforma online permite ampliar o acesso a essas informações e facilitar a transição dos negócios da base da pirâmide econômica do país para o digital. Acreditamos que é possível construir um ambiente de aprendizagem contínua, com conteúdos atualizados, de acordo com a necessidade dos empreendedores. Esperamos que, com o programa, novos negócios surjam, outros cresçam e que o Afrohub se consolide como um marco para o ecossistema de afroempreendedorismo e um espaço de conhecimento e trocas com empreendedores na mesma jornada”, afirma Adriana Barbosa, CEO da PretaHub e idealizadora da Feira Preta.
Empreendedores de todo o país poderão ter acesso aos conteúdos do Afrohub, de forma gratuita, no site http://afrohubbrasil.com.br/impulsionecomfacebook/ e nas redes sociais sociais do programa.
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