Com mais de 4 mil afroempreendedores capacitados desde 2018, o Afrohub chega à sua terceira edição, que neste ano terá um novo formato, por conta da pandemia do novo coronavírus. O evento migra para o digital com o lançamento de uma plataforma educacional própria e gratuita. Idealizado pela Pretahub, Feira Preta, Diaspora.Black e Afrobusiness, com o apoio do Facebook, a plataforma irá oferecer cerca de 20 horas de conteúdo, distribuído em módulos e pílulas nas redes sociais. Será uma jornada empreendedora online de oito meses, com foco na digitalização de negócios, abordando temas como gestão, finanças, vendas e comunicação. A expectativa é atingir 100 mil empreendedores.
Nos últimos três anos, o Afrohub tem atuado para fortalecer e estimular o ecossistema de afroempreendedorismo no Brasil, por meio do fomento ao crescimento de negócios com o uso da tecnologia. A oferta de capacitação online sempre esteve entre os objetivos dos idealizadores, visando aumentar a capilaridade do programa. “Antes da pandemia, já pensávamos em desenvolver um hub de conteúdo e conhecimento para alcançar empreendedores de cidades que não têm acesso a novos conhecimentos, técnicas e ferramentas importantes para o desenvolvimento dos negócios. A ideia é proporcionar uma jornada de aprendizagem personalizada, com uma experiência única”, explica Fernanda Leôncio, fundadora do Afrobusiness.
Notícias Relacionadas
Netflix anuncia documentário sobre trajetória de Mike Tyson
ONU lança Segunda Década Internacional de Afrodescendentes com foco em justiça e igualdade
Para a estruturação da plataforma, Adriana Barbosa, Fernanda Leôncio e Antonio Pita, idealizadores da iniciativa, compartilharam com a equipe do Facebook as principais dúvidas e necessidades dos afroempreendedores, identificadas nas edições anteriores, especialmente sobre o processo de digitalização de negócios. O resultado foi a criação de conteúdos voltados para a melhor utilização das ferramentas de marketing e relacionamento, os quais serão apresentados em formato integrado entre masterclass e vídeos tutoriais para aprofundar os temas e atender às necessidades específicas dos afroempreendedores. As informações também serão compartilhadas em pílulas nas redes sociais do programa, como Instagram e Facebook, ampliando o alcance e as linguagens trabalhadas com diferentes perfis de empreendedores.
“Desenvolvemos e co-criamos os conteúdos com especialistas em gestão, finanças, vendas e comunicação. Nos tutoriais, será possível acompanhar dicas sobre processos e práticas importantes para a organização dos empreendimentos dentro desses temas. Além disso, a plataforma contará com a participação de especialistas convidados e uma seção focada na rotina diária do empreendedor, destacando a atuação de afroempreendedores da rede Afrohub, que compartilharão histórias de aprendizados durante a evolução de seus negócios”, observa Antonio Pita, sócio-fundador do Diáspora.Black
Outra novidade será a parceria com o Fórum Raça e Mercado, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), para curadoria de um banco de artigos, teses, pesquisas acadêmicas sobre a economia e o mercado de consumo da população negra no Brasil. Também haverá um espaço para notícias e podcasts sobre o universo empreendedor e afroempreendedorismo. Tais iniciativas visam trabalhar aspectos que contribuam de forma complementar à formação dos participantes.
“A plataforma online permite ampliar o acesso a essas informações e facilitar a transição dos negócios da base da pirâmide econômica do país para o digital. Acreditamos que é possível construir um ambiente de aprendizagem contínua, com conteúdos atualizados, de acordo com a necessidade dos empreendedores. Esperamos que, com o programa, novos negócios surjam, outros cresçam e que o Afrohub se consolide como um marco para o ecossistema de afroempreendedorismo e um espaço de conhecimento e trocas com empreendedores na mesma jornada”, afirma Adriana Barbosa, CEO da PretaHub e idealizadora da Feira Preta.
Empreendedores de todo o país poderão ter acesso aos conteúdos do Afrohub, de forma gratuita, no site http://afrohubbrasil.com.br/impulsionecomfacebook/ e nas redes sociais sociais do programa.
Notícias Recentes
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas