Exposição fotográfica traz destaque à população negra da Amazônia

0
2830
"Chico remeiro" - Foto: Marcela Bonfim

Em 2013 a fotógrafa Marcela Bonfim visitou as comunidades quilombolas, tradicionais, indígenas e urbanas, além de terreiros e festejos religiosos na região do Vale do Guaporé (RO). Nesta viagem foram produzidas algumas das fotografias que hoje compõe a exposição “(Re)Conhecendo a Amazônia Negra”.

Ao todo, são 55 imagens, que contam com registros feitos no Mato Grosso (MT), Maranhão (MA) e Pará (PA), além do Vale do Guaporé (RO).  As fotografias ilustram as mais diversas identidades e culturas presentes entre os povos negros do local e a importância social das religiões de matriz africana na construção do Brasil.

“Madona Negra” – Foto: Marcela Bonfim

A fotógrafa registrou diversas expressões dos grupos que residem na região norte do país, dentre eles remanescentes quilombolas, afro-indígenas, barbadianos e também haitianos.

A exposição ficará no “CAIXA Cultural São Paulo” do dia 7 de outubro até o dia 17 de dezembro. No dia 11 de novembro haverá o lançamento do catálogo e um bate-papo com a fotógrafa, às 11h da manhã.  O patrocínio do evento é da Caixa Econômica Federal, com visitação gratuita e classificação livre. A “CAIXA Cultural São Paulo” fica na Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP) – próxima à estação Sé do Metrô.

Comments