Economia criativa, cuidados e imunização contra doenças, moda urbana e planejamento financeiros estão entre os temas dos debates e oficinas da edição deste ano do Festival Bixanagô – Empoderamento e Estética Negra, que acontece nos dias 21, 25, 26 e 27 de março, totalmente online.
O festival tem como objetivo estimular as potencialidades da cultura LGBTQIA+ com estética urbana e do universo periférico, ampliando o debate sobre questões acerca das identidades étnico racial, de gênero e interseccionalidade. A curadoria dos debates foi realizada pelo diretor geral e idealizador do evento Marcelo Morais e pela artista Micaela Cyrino e as oficinas também por Marcelo.
Notícias Relacionadas
Centro Cultural São Paulo recebe Festival Territórios do Sambar e homenageia comunidades tradicionais do samba
Pequena África recebe celebração do legado de Abdias Nascimento com exposição e exibição de documentário
“Para a construção das oficinas tivemos o trabalho de observar quais eram as necessidades do cotidiano das BixaNagôs, como por exemplo, pensar em sua alimentação, ou em arranjos produtivos que consigam gerar alguma fonte de renda. Assim também foi feito com as rodas de conversa, onde tivemos o cuidado de pensar questões que interferem diretamente no cotidiano como a criminalização da cultura periférica, sustentabilidade econômica e espaços para pensar na prevenção combinada de ISTs”, conta o idealizador do festival e curador das atividades.
“Para dar conta de uma programação tão diversa, estamos contando com diversos parceiros e parceiras com atuação profissional em diversas áreas e ativistas de movimentos sociais”, acrescenta Marcelo.
Os debates vão contar com a participação de convidados. Os temas das roda de conversa são: “Bixa cadê meu dinheiro: Sustentabilidade econômica e economia criativa nas artes”, com Guilherme Calixto; “Criminalização da cultura e das identidades periféricas”, com Jaqueline Santos, Juliana Bragança e Maitê Freita; “Das margens, ao centro do debate: Direitos, Políticas Públicas e Pop LGBTQIA+”, com Felipa Brunelli, Midiã Noelle e Thiago Amparo; “Pega ou não pega: ISTs, transmissão e prevenção”, com Beto de Jesus; e “Prevenção combinada – novas tecnologias para o controle da AIDS”, com Dr. Alvaro Costa, Lorangeles Thomas e Emer Conatus e Raul Nunnes do projeto Preto Positivo.
Já os temas das oficinas são “Planejamento Financeiro”, com Gabriela Chaves da plataforma NOFRONT; “Meu Corpo Meu Templo: cuidados e imunização pela boca”, com Isis Appes da Menina Brasileira ecogastronomia; “Produção Musical e Processo criativo”, mentoria com Badsista; e “Um close é um close: moda urbana e identidade BixaNagô”, com curadoria de Vicenta Perrota e estilista Dil Vaskes. As pessoas interessadas em participar das oficinas devem se inscrever online até o dia 12 de março.
INSCRIÇÕES PARA OFICINAS:
Tema:“Planejamento Financeiro”, com Gabriela Chaves da plataforma NOFRONT
O objetivo da oficina de planejamento financeiro é conduzir os participantes na construção de um planejamento econômico de curto, médio e longo prazo, a partir da metodologia desenvolvida pela NoFront que articula cultura e economia.
Quando: 25 e 26 de março, quinta e sexta-feira, das 15h às 17h.
Inscrições aqui.
Tema: “Meu Corpo Meu Templo: cuidados e imunização pela boca”, com Isis Appes da Menina Brasileira ecogastronomia
Nesta oficina, dividida em duas partes, a culinarista Isis Appes compartilha algumas reflexões sobre o auto cuidado e imunização pela boca, como forma de prevenção e cuidado. A conversa acontece com interação dos participantes e depois Isis prepara receitas simples e acessíveis para o dia a dia, que inspirem a criatividade se beneficiando da enorme variedade do universo vegetal.
Quando: 26 e 27 de março, sexta e sábado, das 15 às 18h.
Inscrições aqui.
Tema: “Produção Musical e Processo criativo”, mentoria com Badsista
Como posso começar meu processo criativo? Acendo um incenso? Dou uma volta no bairro? Ouço uma música? Nessa mentoria a produtora musical e DJ Badsista vai mostrar técnicas e instrumentos de como estabelecer seu processo criativo e construir hits que todas vão querer se descabelar na boate pós pandemia
Quando: 25, 26 e 27 de março, quinta, sexta e sábado, das 15 às 17h.
Inscrições aqui.
Tema: “Um close é um close: moda urbana e identidade BixaNagô, com Vicenta Perrota e Dil Vaskes
BixaNagô é uma identidade, uma forma de se colocar no mundo, uma forma de ler o mundo. Essa oficina vai trazer metodologias práticas de como construir looks, ornar acessórios e dar aquela repaginada nas blusinhas que estão no fundo do guarda roupas e deixar você aquela BixaNagô babadeira.
Quando: 21 e 25 de março, domingo e quinta-feira, das 15 às 18h.
Inscrições aqui.
Notícias Recentes
Macaé Evaristo é a nova ministra dos Direitos Humanos
Após demissão de Silvio Almeida, governo busca novo nome negro para Ministério dos Direitos Humanos