A terceira edição do Fórum de Pessoas Afrodescendentes ocorrerá entre os dias 16 e 19 de abril no Palácio das Nações, em Genebra, Suíça. Com o tema “A Segunda Década Internacional para Afrodescendentes: Abordando o Racismo Sistêmico, a Justiça Reparadora e o Desenvolvimento Sustentável”, o evento destaca a importância de questões relacionadas à raça e à justiça social, com foco para as ações antirracistas no mercado privado.

Em sua terceira sessão, o Fórum terá quatro painéis temáticos de discussão: Reparações, Desenvolvimento Sustentável e Justiça Econômica; Educação: Superando o Racismo Sistêmicos e os Danos Históricos; Cultura e Reconhecimento e A Segunda Década Internacional de Afrodescendentes: Expectativas e Desafios.

Notícias Relacionadas


O Pacto Global da ONU – Rede Brasil, principal iniciativa de sustentabilidade corporativa da Organização das Nações Unidas, organizará eventos paralelos para abordar questões críticas e promover a visibilidade internacional dessas discussões. “Estarmos com nossa delegação no Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes traz o setor privado e entidades brasileiras, diante dos olhos do mundo, à discussão de questões críticas sob um ponto de vista interseccional, com pessoas negras em posições de liderança interagindo com líderes e organizações globais com foco no papel empresarial na defesa dos direitos humanos da população negra”, defende Camila Valverde, COO e diretora de Impacto do Pacto Global da ONU – Rede Brasil.

A abertura da exposição Atlântico Vermelho ocorrerá no dia 15, contando com a presença de autoridades como Anielle Franco, Tatiana Valovaya, Tovar da Silva Nunes, Rita Cristina de Oliveira, Marcelo Campos, entre outros. A exposição apresentará obras de 22 artistas afrodescendentes brasileiros, promovendo o diálogo sobre direitos humanos, arte e cultura.

Foto: Reprodução

Ainda por conta da abertura da exposição, mais dois eventos paralelos estão previstos na programação, nos dias 16 e 17, respectivamente, diferentes painéis com o tema ‘Atlântico Vermelho – A Realização dos Direitos Humanos para os Indivíduos Negros através do Poder da Arte – Discussão com Especialistas e Consulta Aberta sobre Discriminação, Arte e Cultura’, seguirão provocando diálogos entre investigadores, especialistas, figuras públicas e artistas.

O Fórum Permanente foi criado em 2021 pela Assembleia Geral da ONU, como parte das atividades da Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024). Entre suas funções, o Fórum Permanente contribui para a inclusão política, econômica e social da população afrodescendentes em todo o mundo, além de identificar e analisar boas práticas, desafios, oportunidades e iniciativas para a promoção dos direitos humanos das pessoas negras. O Fórum Permanente também tem a importante tarefa de discutir a elaboração de uma Declaração das Nações Unidas sobre a promoção, proteção e respeito pleno aos direitos humanos das pessoas afrodescendentes.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments