Estilos de Trança – Protective Styles

0
25743

Trança é trança! São todas lindas, todas práticas, algumas levam horas e horas para serem feitas, outras são rapidex! Algumas servem para todos os tipos de cabelos e algumas são esclusivas para os nossos crespos! Contrariando o que muitas pessoas que dizem ou acreditam, que trança machuca, danifica os cabelos, exalto que todas as técnicas com tranças são chamados de estilos de proteção, pois protegem nossos cabelos de danos externos, o tempo que o cabelo está trançado ele tem uma folga de silicones, sulfatos e de todos os produtos que usamos com frequência, tem férias do manuseio diário, pentear, amarrar, amassar, prender , escovar, portanto um estilo de proteção é um dos maiores benefícios que um cabelo afro pode ter, desde que respeitado o manuseio, seja bem feito e não ultrapasse o tempo de manutenção de cada estilo. Trança é vida!

Vou tentar explicar alguns dos estilos de tranças africanas mais comuns, usando as nomenclaturas gringas, porque algumas são bem parecidas mas não são a mesma coisa.
WEAVE
A técnica weave consistem num cabelo tecido, sintético ou natural, costurado no cabelo humano trançado. Seria seu cabelo natural com tranças raiz e o cabelo tramado pelas tranças, existe a opção de deixar seu cabelo natural exposto ou não. O acabamento é perfeito, a manutenção dever ser feita de 6-8 semanas.
TWIST – TWIST OUT
Já fiz um post todinho só pro TWIST lindo! Super fácil de fazer, não precisa ser uma profissional, melhor dos melhores estilos de proteção para crianças, não danifica o cabelo e é prático, tanto enquanto as torções estão feitas quanto quando desfeitas (twist out)
 Twist Out
MICRO BRAIDS
São as tranças super fininhas, aqui no Brasil costumamos fazer as micro-braids na colocação de “miojo” e de cabelo natural, micro não é uma espessura ideal para tranças longas, pra não pesar demais e não causar nenhum embaraçamento nem alta tração, portanto micro braids são no maximo 5cm de comprimento trançado.
MOHAWK – MOICANO
A diferença deste moicano é que ao invés de passar a maquina nas laterais você trança! Radical só que não, porque seu comprimento continua intacto!
Com a opção de deixar seu afro solto, ou trançar as sobras:






SENEGALESE TWIST – TWIST SENEGALÊS
São uma versão das trançinhas finas, mas ao invés de trançar são feitas torções de pequenas mechas, pra este estilo necessita de um cabelo sintético especifico que é bem dificil de encontrar. A diferença pro Twist citado acima é a espessura e o adicional de jumbo sintético.

NUBIAN TWIST
Outra versão do twist, também com uma fibra sintética especifica, o que difere é que as torções são bem fechadas, fica estilo uma molinha, com isso já é um método que não serve pra todos os cabelos, cabelos fragilizados por quimicas, recém relaxados podem sofrer rupturas.
HAVANA TWISTS
São semelhantes aos Marley Twists no efeito, são mais grossas e podem ser tramadas junto ao cabelo (havana) ou os twists prontos costurados na trança raiz (marley twist)
 Flat Twist
GODDESS BRAIDS
São tranças de Deusas, são penteados elaborados a partir de tranças embutidas bem grossas. Para coques, updos e afins.

BOX BRAIDS <3
O que são as Tranças Box?
É uma arte antiga, passada de geração em geração na África. As origens da forma de arte pode ser rastreadas no Egito, tanto quanto 3500 aC. Cada região da África tem seus próprios estilos tradicionais e cada tribo sua estética distinta.
Em muitos países do Oeste Africano, tranças foram desenvolvidas em padrões complexos para a sinalização de um status social, faixa etária e da tribo que pertencem. Certos modelos foram elaborados e reservados para ocasiões especiais, como casamento e rituais de passagem. Se fizeram presentes a todo tempo ultrapassando gerações, foi sucesso total nos anos 70, voltou com tudo nos anos 90 com Janet Jackson (Poetic Justice), por isso as box também são chamadas de Poetic Justice, Patra Braids. Até que voltou a ser sucesso nos dias de hoje, uma trança que indico, acho linda e faço muito. Podem ser feitas em qualquer cabelo, mas pra cada caso indico uma espessura e um comprimento saudável. Dependendo do cabelo pode durar até 3 meses.
I LOVE BOX BRAIDS <3
Por hora aqui estão alguns dos estilos mais usados e populares. Para outros estilos de tranças é só clicar!
Beijos!
Qualquer dúvida manda inbox na página Cwbraids no facebook https://www.facebook.com/CwBraids

Comments

comments

Artigo anteriorReligiosidade africana
Próximo artigoBoca carnuda!
Silvia Nascimento é jornalista e diretora de conteúdo do site Mundo Negro, curadora digital e produtora de conteúdo especializada em questões étnicas Ela foi considerada umas das negras mais influentes da Internet Blogueiras Negras e consagrada com o prêmio EmpregueAfro de Valorização da Diversidade Étnico-Racial. Ainda coordena o projeto Negros Digitais com comunicadores e influenciadores negros. Contato: silvia@mundonegro.inf.br