Estátua de Zumbi dos Palmares, em São Paulo

1863
1355

As comemorações do dia da consciência negra, celebrado no domingo passado, deixaram alguns “presentes” em algumas cidades. Na capital paulista, uma escultura do Zumbi dos Palmares foi doada ao Museu Afro  Brasil. Com 2,2 metros de altura, a obra é uma réplica da que se encontra na Praça da Sé, A doação foi feita para criadora da estátua,  a artista plástica Márcia Magno.

A escultura apresenta o líder do Quilombo de Palmares em posição de alerta, portando uma arma de defesa chamada mukwale, símbolo de poder, usada por grandes guerreiros africanos. Para marcar o Dia da Consciência Negra e a inauguração da obra, que agora fará parte do acervo do Museu Afro, dois grupos de maracatus apresentam-se hoje, a partir das 13h, no local: Nação do Maracatu Porto Rico, de Recife, e Maracatu Bloco de Pedra, de São Paulo.

“O Museu Afro Brasil é um espaço de história, arte e memória. Uma obra dessa magnitude, como é a obra da Márcia Magno, é muito importante [para o museu] porque representa um ícone da história negra do Brasil”, diz Emanoel Araújo, diretor da instituição.

O Museu Afro Brasil localiza-se no Parque Ibirapuera, na capital paulista e pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. A entrada é franca. As duas exposições serão encerradas em abril do próximo ano. formações pelo site do Museu Afro Brasil.

Comments

Comentários