As comemorações do dia da consciência negra, celebrado no domingo passado, deixaram alguns “presentes” em algumas cidades. Na capital paulista, uma escultura do Zumbi dos Palmares foi doada ao Museu Afro Brasil. Com 2,2 metros de altura, a obra é uma réplica da que se encontra na Praça da Sé, A doação foi feita para criadora da estátua, a artista plástica Márcia Magno.
Notícias Relacionadas
Festival Feira Preta anuncia datas para 2025 e seguirá com o tema "Ser Feliz é a Nossa Revolução"
‘Rendezvous in Paris’: Filme-concerto de Usher estreia nos cinemas brasileiros a partir de 12 de setembro
A escultura apresenta o líder do Quilombo de Palmares em posição de alerta, portando uma arma de defesa chamada mukwale, símbolo de poder, usada por grandes guerreiros africanos. Para marcar o Dia da Consciência Negra e a inauguração da obra, que agora fará parte do acervo do Museu Afro, dois grupos de maracatus apresentam-se hoje, a partir das 13h, no local: Nação do Maracatu Porto Rico, de Recife, e Maracatu Bloco de Pedra, de São Paulo.
“O Museu Afro Brasil é um espaço de história, arte e memória. Uma obra dessa magnitude, como é a obra da Márcia Magno, é muito importante [para o museu] porque representa um ícone da história negra do Brasil”, diz Emanoel Araújo, diretor da instituição.
O Museu Afro Brasil localiza-se no Parque Ibirapuera, na capital paulista e pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. A entrada é franca. As duas exposições serão encerradas em abril do próximo ano. formações pelo site do Museu Afro Brasil.
Notícias Recentes
Filmes com protagonismo negro são pré-selecionados para representar o Brasil no Oscar 2025
Ministério da Igualdade Racial e Correios lançam selo comemorativo em homenagem a Luiza Bairros
Comments are closed.