O ativista Isupério publicou um vídeo nesta sexta-feira (18), repostado dos stories da Thyane Dantas, esposa do sertanejo Wesley Safadão, em que ela expõe uma trabalhadora doméstica.

No vídeo, com a legenda “23 anos que ela faz parte da nossa família”, Thyane vai até a cozinha filmando a funcionária e parece atrapalhar o trabalho dela. 

“Olha quem tá por aqui, Raimunda. Vai ter pipoca doce hoje?”, pergunta, mas não há resposta que dê para ouvir no vídeo, então ela pergunta novamente. “Hein mulher? Vai ter pipoca doce hoje?” E Raimunda afirma que vai. Então a Thyane dá uma risada e diz: “Eu gostei da tiara na touca”.

Em outro momento, a modelo aparece com a mãe na mesa e fala: “Mainha dizia que quando eu casasse, Raimunda era minha”. E a mãe afirma: “Com toda certeza, era a única pessoa que eu tinha coragem, mas você nunca quis pra ela não me deixar só”.

Thyane parece não concordar no início que “recusou o presente”, mas diz porque a doméstica precisava ficar com a mãe: “É a companhia, a amiga, que cuida, é a videomaker também né, social media dela”, afirmando uma exploração, já que a trabalhadora doméstica também exerce outras funções.

Na publicação do Isupério, ele faz críticas com o derespeito com as funcionárias domésticas: “O Brasil nunca será um país do futuro enquanto profissionais da limpeza não tiverem dignidade. Precisamos compreender que o trabalho ‘doméstico’ é a conversão da escravidão e é por isso que o Brasil é o país que mais tem estes profissionais no mundo”.

O ativista também aponta que estes “presentes de casamento” são critérios de classificação econômica no Brasil. “No critério ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) o ‘empregado doméstico’ é contabilizado como variável de bem de consumo”. 

Diversos ativistas e influencers negros comentaram na publicação em apoio à contestação de Isupério. A escritora Hananza pontuou: “Essa gente deveria ter vergonha de escrever ou falar que a empregada é ‘quase da família’ ou ‘da minha família’. Sabemos que eles também sabem que não é”. Outro internauta comentou: “A pessoa aceita um trabalho e tem que filmar a ‘influencer’ fazenda dancinha. Triste”.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments