Esporte Espetacular deste domingo aborda o tema racismo com jornalistas e atletas negros

0
529

O Esporte Espetacular deste domingo (7) vai seguir o exemplo de vários programas da casa…Dar voz aos negros. O programa terá reportagens especiais sobre o que tem acontecido nos Estados Unidos e o posicionamento dos atletas brasileiros sobre o que acontece aqui no Brasil com as mortes de João, Matheus e Miguel.

Além disso, o jornalista e karateca Diego Moraes participará do programa junto com colegas de profissão, narradores e comentaristas negros da emissora contando sob a ótica de cada um o que acontece no Brasil e no mundo e o que acontece nas suas vidas desde que perceberam e tomaram consciência das consequências do racismo. “Não é proibido brancos falarem sobre racismo, mas de racismo só preto pode falar. Podemos falar sobre vários assuntos, agora discutir o que sentimos, só podemos nos expressar quando sentimos. Por isso é importante quando o racismo vem à tona, os negro terem voz e trazer o olhar, o sentimento do negro do que ele vive no dia a dia. Nós não deveríamos pedir espaço pra falar das nossas sensações, deveríamos ser convidados pra falar e sermos ouvidos.”, disse Diego.

Em entrevista ao Mundo Negro Diego Moraes falou sobre toda articulação e movimento que está surgindo por parte da sociedade branca em prol de apoiar o movimento negro: “Acredito que estamos num processo e num movimento cada vez maior dos brancos entenderem que o racismo estrutural é um problema que eles criaram e podem resolver também, nos dando voz. Nos deixando ocupar espaços de destaque e liderança nas empresas. Diversidade é uma palavra muito bonita pra ficar na fachada, mas tem que estar presente nas atitudes do dia a dia. O que vai acontecer depois as manifestações esfriarem? Não faço ideia. Mas espero que a mudança não seja em passos lentos, seja em passos urgentes”.

Confira os participantes dessa edição do Esporte Espetacular:

Julio Oliveira – narrador

Thiago Oliveira – apresentador

Karine Alves – apresentadora

Debora Gares – repórter

Denise Bastos – repórter

Lucas de Sena – repórter

Rodrigo Franco – repórter

Diego Moraes – repórter

Grafite – comentarista e ex-jogador

Paulo Cesar Oliveira – comentarista e ex-árbitro

PC Vasconcelos – comentarista

Comments

Comentários