Espetáculo “Baquaqua” está em cartaz em São Paulo com ingressos gratuitos e curso sobre a diáspora

0
663
Foto: Felipe Stucchi

Baquaqua – Documento Dramático Extraordinário“, leva aos palcos a vida de Mahommah Gardo Baquaqua, africano escravizado em terras brasileiras. O enredo da peça é livremente inspirado na autobiografia de Mahommah, intitulada “An Interesting Narrative. Biography of Mahommah G. Baquaqua“ (em tradução livre: “Uma Narrativa Interessante. Biografia de Mohommah G. Baquaqua”).

A dramaturgia é um trabalho conjunto de Dione Carlos e Dawton Abranches. A peça, trazida aos palcos pela Cia do Pássaro, estreou em 2016 e mostra a história do africano que foi o único escravizado a relatar suas experiências em vida, em um livro publicado em 1854.

Durante todo este mês de maio e também em junho, o espetáculo segue em cartaz com ingressos gratuitos no Espaço Cia. do Pássaro – Voo e Teatro, na Rua Álvaro de Carvalho, 177, próximo ao metrô Anhangabaú, Centro de São Paulo.

No dia 2 de junho tem sessão especial, antes da apresentação, das 10h às 18h, o historiador e pesquisador Bruno Véras, consultor de Estudos Afro-brasileiros da Unesco, que trabalhou com a Cia do Pássaro na criação da peça, ministra o curso “A Diáspora Africana no Brasil: Entre números, biografias e a sala de aula“, na sede da companhia.

O curso é destinado aos educadores, pesquisadores e professores interessados no tema. Para participar do curso, é preciso entrar em contato. A entrada para o curso também é Livre.

Comments

Comentários