“Baquaqua – Documento Dramático Extraordinário“, leva aos palcos a vida de Mahommah Gardo Baquaqua, africano escravizado em terras brasileiras. O enredo da peça é livremente inspirado na autobiografia de Mahommah, intitulada “An Interesting Narrative. Biography of Mahommah G. Baquaqua“ (em tradução livre: “Uma Narrativa Interessante. Biografia de Mohommah G. Baquaqua”).
A dramaturgia é um trabalho conjunto de Dione Carlos e Dawton Abranches. A peça, trazida aos palcos pela Cia do Pássaro, estreou em 2016 e mostra a história do africano que foi o único escravizado a relatar suas experiências em vida, em um livro publicado em 1854.
Notícias Relacionadas
Peça teatral de Torto Arado estreia em São Paulo no Dia da Consciência Negra
Feriado de 15 de novembro: dicas de programação cultural negra
Durante todo este mês de maio e também em junho, o espetáculo segue em cartaz com ingressos gratuitos no Espaço Cia. do Pássaro – Voo e Teatro, na Rua Álvaro de Carvalho, 177, próximo ao metrô Anhangabaú, Centro de São Paulo.
No dia 2 de junho tem sessão especial, antes da apresentação, das 10h às 18h, o historiador e pesquisador Bruno Véras, consultor de Estudos Afro-brasileiros da Unesco, que trabalhou com a Cia do Pássaro na criação da peça, ministra o curso “A Diáspora Africana no Brasil: Entre números, biografias e a sala de aula“, na sede da companhia.
O curso é destinado aos educadores, pesquisadores e professores interessados no tema. Para participar do curso, é preciso entrar em contato. A entrada para o curso também é Livre.
Notícias Recentes
Lançamento de “Aspino e o boi” leva memórias quilombolas à literatura infantil
Novembro Negro | Seis podcasts e videocasts apresentados por mulheres negras para acompanhar