‘Espero representar à altura’: Marcos Luca Valentim estreia como apresentador em boletim da TV Globo

0
‘Espero representar à altura’: Marcos Luca Valentim estreia como apresentador em boletim da TV Globo
Jornalista foi vencedor do Prêmio Melhores do Ano Mundo Negro, em 2020.

Jornalista apresentou o boletim GE em 1 minuto, da TV Globo, no jogo de abertura do campeonato brasileiro.

O jornalista Marcos Luca Valentim estreou na frente das câmeras como apresentador do boletim esportivo GE em 1 minuto, da TV Globo, no intervalo da partida entre Flamengo e Palmeiras no último domingo (30).

“Eu fiquei muito nervoso, era uma estreia enorme, estreia do campeonato brasileiro, Flamengo e Palmeiras, muita gente vendo, é claro que eu fiquei ansioso. E ainda, com a missão de condensar as informações em um minuto”, conta o jornalista.

Marcos já trabalha na TV Globo há cinco anos como produtor e na edição de texto e revela que nunca tinha pensado em aparecer no vídeo. “Eu nunca pensei em estar na frente da câmera, sempre gostei mais de escrever VT, de cortar texto, de editar os textos e estar por trás das câmeras produzindo. Não sei se era porque eu não gostava [do vídeo] e não pensava a respeito, ou se também, não me via neste lugar por falta de representatividade, então passa por isso também”, analisa.

No twitter, o apresentador postou foto dos bastidores da estreia.

“Eu sou um cara preto, de dread, no maior conglomerado de audiovisual da América Latina, aparecendo no principal horário da semana, no principal produto, que é o futebol. A nossa margem de erro tem que ser zero, e é óbvio que isso afeta a gente desde que a gente nasce.”, analisa Marcos, refletindo sobre a necessidade de “ser duas vezes melhor” imposta pelo racismo na sociedade brasileira.

A repercussão entre seguidores, telespectadores e amigos não poderia ser melhor. “Ver as respostas das pessoas, muita gente preta dizendo que se amarrou, que se sentiu representada de verdade, para mim é o que vale”, diz o agora apresentador.

COMENTARISTA — Além de apresentador do boletim, Valentim também estreou na semana passada como comentarista de MMA. “Foi mais tranquilo do que eu imaginava, porque é um esporte que eu domino, tenho conhecimento técnico, não fico nervoso porque estou ali para dar minha opinião a respeito da luta. Foi muito legal porque eu gosto de assistir”.

Valentim também lidera o Coletivo Diáspora, grupo de jornalistas negros dentro do grupo Globo, responsáveis pelo Ubuntu Esporte Clube, podcast que aborda temas diversos a partir de uma visão afrocentrada, no Globoesporte.com. No ano passado, Marcos foi o vencedor na categoria Jornalista, do Prêmio Melhores do Ano, do site Mundo Negro.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display