Só quando crescemos que nos damos conta que brincadeiras de criança têm grande influência no que nos tornamos quando adultos.Quem só brincou na rua não cresce da mesma forma dos que só jogaram video-game. Quando falamos de representatividade, dos brinquedos que se parecem com a gente, a coisa é ainda mais séria.
Felizmente as crianças da nova geração têm muito mais opções que nós tivemos e o pessoal da Era uma Vez o Mundo, conhecidos por terem criado bonecas negras de pano inspiradas em pessoas reais (tem até do Lázaro Ramos) e outros brinquedos afrocentrados, vão levar o termo representatividade na brincadeira para um outro patamar.
Notícias Relacionadas
Dicas de desapego e decoração ancestral para o fim de ano com a personal organizer Cora Fernandes
Beyoncé supera recorde histórico e é a artista feminina mais premiada pela RIAA
O EBBA, Espaço de Brincadeiras Artesanais Afrocentradas pretende tirar o foco high-tech das brincadeiras contemporâneas e trazer nossos pequenos de volta ao brincar que realmente estimula os sentidos e a criatividade, isso sem esquecer das nossas raízes.
“A ideia do EBAA é trazer o retorno ao brincar mais artesanal, desconectando a infância das tecnologias eletrônicas e conectando com o afeto, a troca, a colaboração e o brincar em família”, explica Jaciana Melquiades, fundadora do Era Uma vez o Mundo, juntamente com Leandro Melquiades. Ela também que é historiadora.
Para eles, é importante sensibilizar o público e trazer de volta o hábito das brincadeiras em coletivo. “Queremos possibilitar que crianças exerçam o direito ao lazer que lhes é assegurado, estabelecendo conexões entre seus pares. Com isso, é possível ampliar a relação de compartilhamento de saberes entre crianças e adultos através da colaboração”.
E já é possível se programar para se divertir com as brincadeiras do EBAA. Em julho, que é mês de férias e quando comemora-se o dia da mulher negra latino americana e caribenha, acontecerão dois eventos gratuitos. “A gente está organizando um encontro no Atelier Bonifácio, na rua do Senado, dia 20 de julho, e no Aterro do Flamengo, dia 27 de julho. Por lá, faremos venda de bonecas e livros”, diz Leandro.
A programação também se estende para outros estados. “Estamos planejando junto à organização da Feira Preta, que é nossa parceria desde 2014, uma ação de brincadeiras e jogos educativos, em São Paulo, para os meses de novembro e dezembro”.
Notícias Recentes
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas