O título da escritora, compositora e poetisa brasileira Carolina Maria de Jesus foi aprovado pelo Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) por unanimidade, em sua 880ª reunião ordinária, realizada na última segunda (09/11), o título faz parte de um amplo movimento de reparação e de reconhecimento de injustiças do passado.
A homenagem póstuma foi sugerida pela Direção do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ. O parecer é assinado pela Comissão Acadêmica do Conselho, composta pelos conselheiros Maria Muanis, Maria de Fátima Galvão, Jeane Alves da Silva, Miriam Krenzinger e Vantuil Pereira.
Notícias Relacionadas
Caso Marielle Franco: Ronnie Lessa é condenado a 78 anos de prisão e Élcio de Queiroz a 59 anos
Silvia Nascimento é a única brasileira em programa do governo americano para cobertura das eleições dos EUA
Como justificativa, a comissão destaca a relevância da escritora e de suas obras. Carolina foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil e é considerada até os dias atuais uma das mais importantes escritoras do país. Atualmente a escritora e suas obras são temas de 58 teses e dissertações nos últimos seis anos, de acordo com o Portal da Capes.”
“Conforme explicitado no parecer apresentado à Congregação do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, “trata-se de concessão de título honorífico a uma escritora que, em vida, não pôde ultrapassar as barreiras do racismo estrutural da sociedade e sofreu, como mulher, negra e moradora de favela, os efeitos do preconceito e da discriminação infelizmente ainda presentes na sociedade como um todo”. Trata-se, portanto, da reparação histórica do apagamento não de uma personalidade, mas de um segmento étnico que historicamente foi negado o lugar na cultura nacional.” Diz o parecer da Comissão acadêmica do CFCH
Sobre o título:
O título de Doutor Honoris Causa é o mais importante concedido pela Universidade, aprovado em sessão do Conselho Universitário. Pode ser atribuído a personalidade eminente, nacional ou estrangeira, que tenha se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à Humanidade.
Carolina Maria de Jesus entra para o time de grandes personalidades negras com o título, entre elas estão: Nelson Mandela, Abdias Nascimento, Milton santos, Elza Soareas, Oprah Winfrey, Muhammad Ali
Notícias Recentes
“Razões Africanas”: documentário sobre influências da diáspora africana no jongo, blues e rumba estreia em novembro
Canal Brasil celebra Mês da Consciência Negra com estreia de longas, documentários e entrevistas exclusivas