Sede virtual será inaugurada no dia 13/11, data do décimo aniversário da deposição das cinzas de Abdias Nascimento na Serra da Barriga
Um projeto visionário, originalmente criado em 1950, é legado de um dos maiores expoentes dos direitos humanos e da cultura negra no mundo: O MAN – Museu de Arte Negra -, do IPEAFRO, foi idealizado pelo professor, escritor, dramaturgo e ativista Abdias do Nascimento. No dia 13/11/2021, às 18h, uma celebração marcará uma nova era para a instituição, que lançará uma sede virtual fixa trazendo plataforma para pesquisa e exposição interativa 3D. A deputada Erica Malunguinho, primeira mulher trans no poder legislativo do país e o rapper Emicida participarão de live de abertura oficial do novo espaço enquanto embaixadores da iniciativa.
Notícias Relacionadas
Grupo de pesquisa da UFF lança novo site com mapeamento inédito sobre racismo religioso no Brasil
Estudante cria museu virtual para destacar cientistas negras e vence prêmio no RJ
A primeira sede do museu em 71 anos perpetua, ainda mais, o tamanho do legado de Abdias, fundador de entidades históricas como o Teatro Experimental do Negro (TEN), o Memorial Zumbi e o Movimento Negro Unificado (MNU). Ele foi oficialmente indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2010.
O evento terá transmissão ao vivo dos canais do Youtube do IPEAFRO e do CULTNE, com transmissão simultânea pelo Facebook do portal Áfricas e haverá exibição de vídeos do acervo MAN-IPEAFRO, e de conteúdos inéditos.
O Museu, que faz parte do escopo de atividades do IPEAFRO, pretende dar visibilidade e criar um acervo de memória da arte negra em dimensões nacional e continental. O instituto exerce função nas áreas do ensino, pesquisa, cultura e documentação e, conforme site oficial, busca ‘cooperar com a população afrodescendente na recuperação de sua história e na manutenção e expansão de seus valores culturais de origem e do respeito à sua identidade, integridade e dignidade étnica e humana.
Notícias Recentes
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada
"Nossa novela tá no mundo", Duda Santos celebra destaque internacional de 'Garota do Momento' em matéria da Variety