Entra em vigor lei que dispensa aval do cônjuge para laqueadura: “Nós mulheres decidindo pela nossa própria vida”

0
Entra em vigor lei que dispensa aval do cônjuge para laqueadura: “Nós mulheres decidindo pela nossa própria vida”
Foto: Freepik

Começa a valer hoje, 2 de março, a lei que dispensa o aval do cônjuge para a realização da laqueadura e da vasectomia, as novas regras também reduzem de 25 para 21 anos a idade mínima para a realização dos procedimentos, além disso, é possível realizar a esterilização sem ter tido filhos. Pessoas de qualquer idade com dois filhos vivos também podem realizar o procedimento.

Mãe de três filhos, a influenciadora Isa Black Woman celebrou a novidade nas redes sociais e reforçou a importância da nova lei. “São mudanças significativas. Nós mulheres decidindo pela nossa própria vida, pelo nosso próprio corpo e nossas decisões”.

Notícias Relacionadas


Nos casos em que a lei não for cumprida, uma pena de reclusão de dois a oito anos pode ser determinada pela justiça. Dependendo do caso, a pena pode ser aumentada em um terço se o procedimento de esterilização for praticado durante os períodos de parto ou aborto que não tenha autorização prévia de 60 dias, se a manifestação tiver sido pressa quando o esterilizado estava com capacidades de discernimento alteradas por influência de álcool, drogas, estados emocionais alterados ou incapacidade mental temporária ou permanente e através de cesárea indicada para fim exclusivo de esterilização. 

A nova lei foi sancionada em setembro de 2022 pelo então presidente Jair Bolsonaro e altera Lei do Planejamento Familiar (Lei 9.263, de 1996).

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display