Enegrecer a Política cria plantão jurídico gratuito voltado para candidaturas negras

0
Enegrecer a Política cria plantão jurídico gratuito voltado para candidaturas negras

A iniciativa Enegrecer a Política realizou na noite de quarta-feira (30), a live “Tira-Dúvidas Jurídicas”, na sua página do Facebook. O espaço apresentou o serviço que teve início na última semana: um Plantão Jurídico gratuito voltado especificamente para perguntas de candidatos e candidatas negras, fazendo parte de uma série de iniciativas inéditas desenvolvidas para o fortalecimento de candidaturas negras nas Eleições 2020 .

Além da live, o Plantão Jurídico continua diariamente. Perguntas podem ser enviadas de seg. a sex., das 15h às 17h, com exceção de quarta., cujo horário será das 9h às 11h, tanto pelo e-mail juridico@enegrecerapolitica.org como pelo whatsapp (38) 99731-7069. As pessoas também podem fazer stories na rede Instagram marcando @enegrecerapolitica com perguntas.

Fernanda Oliveira, advogada do Enegrecer a Política e especialista em Direito Eleitoral explica como é importante o acesso a um plantão jurídico gratuito para as candidaturas negras. “Essa assessoria tem um papel muito importante para qualificar o processo e para se ter um cunho igualitário para dar equidade, para que essas candidaturas negras possam disputar assim como as candidaturas brancas e ter sucesso no pleito eleitoral”, enfatiza Oliveira.

O Enegrecer a Política é uma iniciativa nacional voltada ao mapeamento e estímulo a candidaturas negras antirracistas e comprometidas com os direitos humanos para o aumento da representatividade nos espaços de disputa e poder.
A iniciativa composta sete coletivos, organizações e movimentos sociais de todo o Brasil: Bigu Comunicativismo, Blogueiras Negras, Coletivo de Mulheres Negras Maria-Maria, Fórum Marielles, Mulheres Negras Decidem, Observatório Feminista do Nordeste e Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas.


Inscrições para o 1º Encontro Nacional de Candidaturas Negras

Também estão abertas as inscrições para o 1º Encontro Nacional de Candidaturas Negras, com a reunião de candidaturas antirracistas e defensoras dos direitos humanos e movimentos sociais. O calendário contará com debates, conversas, apresentação das candidaturas e uma live cultural. As inscrições podem ser realizadas por candidatas e candidatos negros de todo o Brasil, além de movimentos sociais interessados na pauta, no site enegrecerapolitica.org.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display