Enegrecer a Política cria plantão jurídico gratuito voltado para candidaturas negras

0
495

A iniciativa Enegrecer a Política realizou na noite de quarta-feira (30), a live “Tira-Dúvidas Jurídicas”, na sua página do Facebook. O espaço apresentou o serviço que teve início na última semana: um Plantão Jurídico gratuito voltado especificamente para perguntas de candidatos e candidatas negras, fazendo parte de uma série de iniciativas inéditas desenvolvidas para o fortalecimento de candidaturas negras nas Eleições 2020 .

Além da live, o Plantão Jurídico continua diariamente. Perguntas podem ser enviadas de seg. a sex., das 15h às 17h, com exceção de quarta., cujo horário será das 9h às 11h, tanto pelo e-mail juridico@enegrecerapolitica.org como pelo whatsapp (38) 99731-7069. As pessoas também podem fazer stories na rede Instagram marcando @enegrecerapolitica com perguntas.

Fernanda Oliveira, advogada do Enegrecer a Política e especialista em Direito Eleitoral explica como é importante o acesso a um plantão jurídico gratuito para as candidaturas negras. “Essa assessoria tem um papel muito importante para qualificar o processo e para se ter um cunho igualitário para dar equidade, para que essas candidaturas negras possam disputar assim como as candidaturas brancas e ter sucesso no pleito eleitoral”, enfatiza Oliveira.

O Enegrecer a Política é uma iniciativa nacional voltada ao mapeamento e estímulo a candidaturas negras antirracistas e comprometidas com os direitos humanos para o aumento da representatividade nos espaços de disputa e poder.
A iniciativa composta sete coletivos, organizações e movimentos sociais de todo o Brasil: Bigu Comunicativismo, Blogueiras Negras, Coletivo de Mulheres Negras Maria-Maria, Fórum Marielles, Mulheres Negras Decidem, Observatório Feminista do Nordeste e Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas.


Inscrições para o 1º Encontro Nacional de Candidaturas Negras

Também estão abertas as inscrições para o 1º Encontro Nacional de Candidaturas Negras, com a reunião de candidaturas antirracistas e defensoras dos direitos humanos e movimentos sociais. O calendário contará com debates, conversas, apresentação das candidaturas e uma live cultural. As inscrições podem ser realizadas por candidatas e candidatos negros de todo o Brasil, além de movimentos sociais interessados na pauta, no site enegrecerapolitica.org.

Comments