Encontro o erro: linha “Orgulho Crespo”usa mulheres de cabelo liso para promover produtos

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Divulgação da Orgulho Crespo na Beauty Fair. (Foto: Reprodução Instagram)

Atualização: A marca Hoka Profissional pediu a remoção da foto de destaque com mulheres de cabelo liso usando a camiseta Orgulho Crespo pelo fato de algumas delas serem menores de idades. (A foto era pública quando foi encaminhado a nós por uma seguidora ). As mulheres da fotos não são modelos e sim familiares do dono da marca. O que não muda a situação, mas é importante o esclarecimento.

Se você tiver uma visão mais crítica sobre o mercado de produtos para cabelos crespos, você vai começar a fazer seus cosméticos em casa.

Tem marcas ficando milionários manipulando as receitas das nossas avós, outras usando artistas com apliques se passando por natural e por aí vai.

E aí quando a gente pensa que já viu de tudo, surge a marca Orgulho Crespo da Hoka Profissional . A marca promove sua linha para cabelos crespos, usando uma modelo negra e crespa só no encarte material gráfico.

Durante os eventos de divulgação, haviam muitas modelos de cabelo liso usando a camiseta do Orgulho Crespo ou ainda nenhum modelo com fenótipo afro e cabelos crespo.

Divulgação da Orgulho Crespo na Beauty Fair. (Foto: Reprodução Instagram)

E os problemas não param por aí.  Um dos eventos mais importantes dessa fase de amor ao crespo que contagiou as brasileiras que se livraram das químicas é a Marcha do Orgulho Crespo, evento homônimo à linha de produtos.

No perfil do Instagram da Marcha, a responsável pelo projeto Neomisia Silvestre, protesta:

“É preciso salientar que em NENHUM momento o Movimento foi informado sobre a utilização do nome “Orgulho Crespo”, tampouco que ele estamparia a embalagem de uma mercadoria que não dialoga em ABSOLUTAMENTE NADA com nossa proposta.”

Neomisia fez contato com o dono da Hoka profissional.

“Contatamos Marcos Hoka via Instagram e o questionamos se havia entrado em contato conosco. O mesmo afirmou que ‘ainda não, mas quero muito apoiar a causa e fazer uma parceria bacana’. Diante da resposta, duas questões merecem atenção: o que significa uma ‘parceria bacana’?”, questiona Silvestre.

Vale lembra que esse será o segundo ano que a Marcha não acontece, por falta de patrocínio.

Veja a postagem completa:

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Este COMUNICADO visa informar que o Movimento Marcha do Orgulho Crespo Brasil não tem NENHUMA relação com a "linha orgulho crespo", da @hokaprofessional No dia 6 de setembro, durante a Beauty Fair SP, esta marca #HokaProfessional lançou uma linha de cosméticos chamada “Orgulho Crespo”. Só tivemos conhecimento da existência desses produtos pelas hashtags #OrgulhoCrespo #MovimentoOrgulhoCrespo #MarchadoOrgulhoCrespo no instagram do diretor @marcoshoka. É preciso salientar que em NENHUM momento o Movimento foi informado sobre a utilização do nome “Orgulho Crespo”, tampouco que ele estamparia a embalagem de uma mercadoria que não dialoga em ABSOLUTAMENTE NADA com nossa proposta. Contactamos Marcos Hoka via instagram e o questionamos se havia entrado em contato conosco. O mesmo afirmou que “ainda não, mas quero muito apoiar a causa e fazer uma parceria bacana”. Diante da resposta, duas questões merecem atenção: o que significa uma “parceria bacana”? / Quais e o quão realmente interessadas estão as marcas em apoiar causas como a da Marcha do Orgulho Crespo Brasil? Quando as pessoas perguntam porque a Marcha de SP não mais acontece (2018 e 2019) esta também é uma resposta plausível. Não acontece porque, uma vez sem incentivo financeiro, nos recusamos a mobilizar uma equipe de profissionais que trabalhe gratuitamente e se dedique a produzir e pensar um evento que atingiu proporções nacionais, com articulações em 9 Estados. Criar um produto e batizá-lo de “Orgulho Crespo”, no mínimo sem qualquer responsabilidade, é literalmente vestir a camisa de uma pauta que não é sua. E, novamente, o privilégio branco e toda sua artimanha fantasiada de ingenuidade ou de “eu não sabia”, seguida de “pedimos desculpas pelo ocorrido”, dando continuidade e movendo a engrenagem com todos os seus recursos, capitais e estratégias anti-éticas com o intuito de obter TODO tipo de proveito a partir de uma ideia que não é sua, e que sequer tem a intenção de ser compartilhada com quem, teoricamente, deveria ser o primeiro a saber e a participar. CHEGA de querer vender e aparecer às custas de iniciativas negras SEM INCLUIR NEGROS. MELHOREM. Leia a íntegra no nosso facebook: link na bio

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