Empresa dispensa palestra de antropóloga negra e justifica: “público alvo são pessoas brancas”

0
Empresa dispensa palestra de antropóloga negra e justifica: “público alvo são pessoas brancas”
Foto: Reprodução.

A antropóloga Izabel Accioly publicou em suas redes sociais, na manhã desta terça-feira (20), que foi sondada por uma empresa para ministrar uma palestra sobre branquitude, tema de sua atual pesquisa. Seu e-mail de orçamento foi respondido com uma negativa. O que chocou a pesquisadora, no entanto, foi a justificativa dada para não a contratarem: a cor de sua pele.

“Foi uma decisão bem difícil porém por se tratar de uma palestra em que o público alvo são pessoas brancas para a gente faz sentido que o/a palestrante também seja considerando que alguns estudos já trazem essa afirmação que costumamos ouvir com maior atenção o nosso semelhante”, diz o e-mail da empresa, que a antropóloga não nomeou.

“No momento em que li essa devolutiva fiquei em choque. Se os colaboradores da empresa são brancos eles precisam ter contato com um ponto de vista diferente do que eles já conhecem e não a perspectiva de mais uma pessoa branca”, disse Izabel.

A situação deixou a antropóloga emocionalmente abalada. “Pessoalmente, fiquei muito triste com o acontecido. Não foi a primeira vez que deixei de ser contratada por conta da minha raça, mas admito que dessa vez me senti especialmente ofendida pela falta de vergonha em assumir o racismo escancaradamente”, finalizou.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display