Após o jornal Folha de S. Paulo publicar artigo sobre o ‘racismo reverso’, de autoria do ensaísta Antonio Risério, 186 jornalistas do periódico denunciaram nesta quarta-feira (19) a “publicação recorrente de conteúdos racistas” no jornal. Profissionais demonstraram sua indignação com o alto escalão do jornal através de uma carta aberta. “A Folha não costuma publicar conteúdos que relativizam o Holocausto, nem dá voz a apologistas da ditadura, terraplanistas e representantes do movimento antivacina. Por que, então, a prática seria outra quando o tema é o racismo no Brasil?”, registra a carta.

Antonio Risério, autor do texto “Racismo de negros contra brancos ganha força com identitarismo” , publicado na Folha de S. Paulo. Foto: Flip.

Profissionais denunciaram a existência de um padrão perigoso, que leva o jornal a publicar textos polêmicos para gerar mais cliques e figurar entre os assuntos mais comentados do país. “Para além de reafirmarmos a obviedade de que racismo reverso não existe, não pretendemos aqui rebater o que afirma o autor — pessoas mais qualificadas do que nós no tema já o fizeram, dentro e fora do jornal. No entanto, manifestamos nosso descontentamento com o padrão que vem se repetindo nos últimos meses”, declaram os jornalistas.

Endereçada ao Conselho Editorial da Folha, carta continua: “Em mais de uma ocasião recente, a Folha publicou artigos de opinião ou colunas que, amparados em falácias e distorções, negam ou relativizam o caráter estrutural do racismo na sociedade brasileira. Esses textos incendeiam de imediato as redes sociais, entrando para a lista de mais lidos no site. A seguir, réplicas e tréplicas surgem, multiplicando a audiência. A controvérsia então se estanca e morre, até que um novo episódio semelhante surja. Antes do artigo em questão, colunas de Leandro Narloch e Demétrio Magnoli cumpriram esse papel“.

Com assinaturas dos profissionais envolvidos, leia a seguir, a carta na íntegra.

Leia aqui a revolta em torno do artigo “Racismo de negros contra brancos ganha força com identitarismo”, publicada pela Folha de S. Paulo.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments