A Academia do Grammy incluiu três novas categorias que passam a valer a partir de 2024: melhor performance de música africana, melhor gravação pop dance e melhor álbum de jazz alternativo.
Segundo o The Hollywood Reporter, na categoria de música africana, o Grammy irá reconhecer “gravações que utilizem expressões locais únicas de todo o continente africano”, pela primeira vez na história.
Notícias Relacionadas
Grammy 2025 tem forte presença de artistas negros, com destaque para mulheres
Em dia de eleições nos EUA, Beyoncé lança clipe “Beywatch”, homenageia Pamela Anderson e incentiva voto
Os veículos internacionais destacam o sucesso global de artistas africanos como Burna Boy, Wizkid, Angelique Kidjo, Rema e Tems, para a adição da nova categoria, considerada ultrapassada por muitos.
A ‘Melhor Performance Musical Africana’ vai levar em consideração os gêneros Afrobeats, Afro-fusion, Afro pop, Bongo Flava, Ethio jazz, Kizomba, High Life, Fuji, Ndombolo, Mapouka, Ghanaian drill, Afro-house e hip-hop sul-africano.
A categoria de melhor gravação pop dance vai separar artistas como a Beyoncé dos trabalhos de música eletrônica, como do Skrillex. Já o ‘Melhor Álbum de Jazz Alternativo’ pretende reconhecer “os trabalhos híbridos que misturam jazz com outros gêneros, incluindo R&B, hip-hop, música clássica, improvisação contemporânea, música experimental, rap, música eletrônica/dance e/ou palavra falada”.
Notícias Recentes
Elisama Santos estreia na literatura infantil e ensina lições de coragem e amizade para os pequenos
Após exibições nos EUA, Antonio Pitanga apresenta o filme 'Malês' no Recôncavo Afro Festival