Dossiê inédito traz dados sobre a participação negra nas eleições municipais de 2016

0
179
(Créditos: Ingrid Farias)

Documento elaborado pelo projeto Enegrecer a Política, apresenta um panorama inédito sobre candidaturas e eleições de pessoas negras no Brasil, a partir do Norte e Nordeste, nas últimas eleições municipais

A iniciativa nacional Enegrecer a Política lançou, na última terça-feira (13,) o Dossiê Enegrecer a Política – uma análise da participação negra nas Eleições de 2016. O documento inédito traz o recorte de raça/cor nas últimas eleições municipais, o primeiro pleito de candidaturas municipais com o registro de raça/cor pelo TSE, e é um pontapé inicial de pesquisas sobre a participação negra nos espaços políticos de tomada de decisão e poder e serve de comparativo para os dados das eleições atuais.

O documento compilou dados do TSE, mas também os cruzando com dados do IBGE, para traçar recortes econômico, de escolaridade, etário, gênero sobre as candidaturas negras municipais, além das porcentagens que foram eleitas em relação a demais grupos sociais. O estudo traz um recorte do Norte e Nordeste, com foco nas cidades de Belém (PA), Recife (PE) e Salvador (BA).

“A necessidade de mudar esses números reuniu sete organizações de todo o Brasil para construção da iniciativa nacional Enegrecer a Política, liderado majoritariamente por mulheres negras, com representações dos estados da Bahia, Pará, Pernambuco e Rio de Janeiro. O foco do Enegrecer é discutir a baixa representatividade negra nas esferas públicas e espaços de poder e decisão, e criar estratégias para fortalecer essa presença. Mapear, debater e apoiar o aumento do número de candidaturas negras para as Eleições 2020 no Brasil, em especial nas regiões Norte e Nordeste, são estratégias desta iniciativa”, indica a introdução do documento.

Candidaturas Negras

O projeto também está disponibilizando acesso a uma banco de candidaturas negras pelo Brasil comprometidas com a pauta antirracista e comprometidas com os direitos humanos. Os candidatos e candidatas poderão ser acessados a partir de filtros como município, gênero e partido também no site do projeto, na página http://www.enegrecerapolitica.org/campanha. As candidaturas disponíveis serão atualizadas regularmente.

SERVIÇO

Dossiê Enegrecer a Política – uma análise da participação negra das Eleições de 2016. Acesso para baixar gratuitamente em www.enegrecerapolitica.org/mapa.

Comments