O Doogle do Google desta terça-feira (11) homenageia o cantor e compositor maranhense João do Vale. O nome por trás que grandes músicas brasileiras como Pisa na Fulô e Carcará completaria 88 anos hoje.
A carreira musical de João do Vale começou aos 13 anos de idade, quando ele saiu de Pedreiras para São Luís, no Maranhão. Lá, ele participou de um grupo de bumba-meu-boi chamado Linda Noite. Destaque do baião no Brasil, ele foi um dos responsáveis por popularizar os ritmos nordestinos nas outras regiões do Brasil.
Notícias Relacionadas
Grupo de pesquisa da UFF lança novo site com mapeamento inédito sobre racismo religioso no Brasil
Estudante cria museu virtual para destacar cientistas negras e vence prêmio no RJ
Sem conseguir sustentar a família com a arte, João de mudou para o Rio de Janeiro, onde compôs canções sobre a cultura nordestina nos ritmos da região, principalmente o baião. João participava de programas de rádio na tentativa de apresentar suas canções para artistas mais conhecidos.
Em 1950, que João do Vale ele se apresentou na Rádio Nacional e fortaleceu sua carreira fazendo shows em casas voltadas para a cultura nordestina. Em 1980 o artista sofreu um derrame. Após este incidente, ele ficou com a comunicação fortemente reduzida. Ele faleceu em 1996. Sua discrografia conta com oito discos e um álbum póstumo.
Ouça um de seus grandes sucessos:
Notícias Recentes
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada
"Nossa novela tá no mundo", Duda Santos celebra destaque internacional de 'Garota do Momento' em matéria da Variety