A chef Dandara Batista, dona do restaurante Afro Gourmet, localizado no bairro do Grajaú, Zona Norte do Rio de Janeiro, está entre os doze chefs de cozinha que tiveram suas histórias contadas no livro “Receita da Vida”, escrito pela jornalista de gastronomia Luciana Fróes e com colaboração do jornalista Bruno Calixto.
No livro, além de compartilhar sua história, Dandara compartilha a receita do “arroz de hauçá”, um prato típico, criado pelos povos hauçá, originários do norte da Nigéria. Nas redes sociais, a chef compartilhou imagens do lançamento do livro, que aconteceu na noite da última terça-feira, 16, e celebrou sua participação. “Ontem foi uma noite super especial. O lançamento do livro @receitadevida_, que reuniu 12 chefs de cozinha da cena gastronômica carioca, foi um sucesso. Tive o prazer de ser convidada para integrar esse time lindo, e contar um pouco da minha história. Eu não poderia estar mais feliz”, escreveu no Instagram.
Notícias Relacionadas
Café Quilombo busca “aquilombar” o varejo em parceria com Rede Hirota
Chocolatier fala sobre sua coleção natalina de bombons pintados à mão: "Os melhores ingredientes do nosso país"
Dandara Batista é filha de Jurema Batista, conhecida pelo trabalho na política e por seu ativismo na defesa dos direitos humanos no Brasil. Jurema foi deputada estadual no Rio de Janeiro em 2002 e em 2005 foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz.
O capítulo que narra a história de Dandara conta que a chef de cozinha buscou referências visitando países africanos e também uniu o que existe de tradicional na culinária brasileira, que mantém um diálogo muito próximo com o que é servido pelos diferentes povos de África, para criar seu restaurante.
“Toda esta potência da comida africana dentro da cozinha baiana me conectou com minha ancestralidade. A gente tem um apagamento histórico muito forte no Brasil, e isso também está na gastronomia. Não temos o mesmo reconhecimento dos chefs brancos.”, destaca a chef em um trecho do livro “Receita da Vida”.
Além de Dandara Batista, o chef João Diamante, também tem sua história contada no livro.
“Receita de Vida” pode ser adquirido através do Instagram: @receitadevida_
Notícias Recentes
‘Quem, além de Beyoncé, poderia fazer esse tipo de espetáculo?’, diz The New York Times sobre show de intervalo da NFL
Retrospectiva 2024: os avanços do povo negro no Brasil