Intitulado “arte negra: na ausência da luz” e inspirado na exposição ‘dois séculos de arte negra americana’, o novo documentário da HBO apresenta nomes de artistas negros em destaque na vida dos americanos.
Uma apresentação potente e reveladora do trabalho de alguns dos principais artistas plásticos afro-americanos da atualidade, como Theaster Gates, Kerry James Marshall, Faith Ringgold, Amy Sherald e Carrie Mae Weems, a nova produção da plataforma é um registro das incontestáveis contribuições de artistas negros americanos para a arte contemporânea no mundo.
Notícias Relacionadas
Angela Bassett volta ao papel de diretora da CIA em 'Missão: Impossível 8' e confirma novo suspense da Netflix em 2025
'Sintonia de Natal': nova comédia romântica natalina estreia na Netflix
No centro do documentário está a inovadora exposição “Dois séculos de arte negra americana”, de 1976, que teve curadoria do artista e estudioso afro-americano já falecido David Driskell.
Montada no Los Angeles County Museum of Art, a iniciativa pioneira reuniu mais de 200 trabalhos com contribuições fundamentais de 63 artistas negros nos Estados Unidos nos séculos 19 e 20. A mostra também esteve no Dallas Museum of Fine Arts, no High Museum of Art em Atlanta e no Brooklyn Museum. A obra destaca o grande impacto da exposição para gerações de artistas afro-americanos que reivindicam seu lugar por direito no mundo da arte do século 21.
O documentário apresenta uma série de artistas negros profundamente talentosos que trabalham no mundo da arte hoje. Entremeando análises e informações de contexto de estudiosos e historiadores – como Mary Schmidt Campbell, da Spelman College, Richard Powell, da Duke University, e Sarah Lewis, de Harvard.
Algumas vozes da nova geração de curadores e colecionadores afro-americanos, a produção exibe uma visão vibrante sobre os artistas, seus processos criativos e o que alimenta essa criatividade e tem trilha sonora composta por Kathryn Bostic.
Notícias Recentes
Continuamos sendo os únicos representantes dos nossos sonhos: 25 profissionais negros que você precisa conhecer
Floresta dos Guarás: Um mergulho nas raízes afro-brasileiras e no turismo comunitário no Maranhão