O Dia Mundial da Alimentação será celebrado no próximo sábado, 16 de outubro. No Brasil, um dos maiores produtores de alimentos do planeta, os números da fome estão em crescimento.
A Campanha #TemGenteComFome, nascida no seio de organizações do movimento negro, foi lançada em março de 2021 para enfrentar a fome e auxiliar famílias brasileiras naquilo que é um direito humano básico: a alimentação.
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Com os R$ 18 milhões captados nos primeiros seis meses, 130 mil famílias receberam ajuda e foram distribuídos mais de 54 mil cartões de alimentação, 29 mil cestas básicas e 55 mil cestas com produtos orgânicos nos 27 estados. Os recursos também ajudaram a garantir empregos e renda para armazéns e mercadinhos locais e para agricultores familiares.
Para marcar a data internacional do dia 16/10 e lembrar a todos que a fome ainda está no horizonte diário de quase metade da nossa população, a campanha fará uma grande ação de distribuição de cestas básicas em 10 territórios simultaneamente: Rio Branco (AC), Maceió (AL), Salvador (BA), Cariacica (ES), Cuiabá (MG), Altamira (PA), Picos (PI), Porto Alegre (RS), Baixada Fluminense (RJ) e Zonas Sul e Leste de São Paulo (SP).
Um dos porta-vozes da campanha, o historiador Douglas Belchior afirma: “Não é possível não se revoltar com essa realidade de pessoas pegando ossos para comer num país que produz tanto alimento. O papel da sociedade civil é continuar se mobilizando e exercitando a solidariedade ativa ao mesmo tempo em que cobra o governo, cobra responsabilidade daqueles que dirigem os cofres públicos e que deveria estar investindo agora, neste minuto, para enfrentar a fome.”
A campanha, que ganhou a adesão de nomes como Gilberto Gil, Emicida, Camila Pitanga, Antônio Pitanga, Zeca Pagodinho, Sueli Carneiro, Elza Soares, entre outros, foi inspirada pelos versos do poeta Solano Trindade: “Se tem gente com fome, dá de comer”.
A ação do dia 16/10 será também o lançamento da segunda etapa deste grande movimento liderado pela Coalizão Negra por Direitos e por parceiros como Anistia Internacional, Oxfam Brasil, Redes da Maré, Ação Brasileira de Combate às Desigualdades, @342Artes, Nossas-Rede de Ativismo, Instituto Ethos Orgânico Solidário, Grupo Prerrogativas e Fundo Brasil. A campanha#TemGenteComFome é auditada pela empresa PP&C, que integra a holding Nexia.
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