
Celebrado em 22 de agosto, o Dia do Folclore Brasileiro é um convite para revisitar mitos e personagens que atravessam gerações e fazem parte da nossa identidade cultural. O Mundo Negro selecionou produções audiovisuais que fazem esse resgate, disponíveis nas plataformas de streamings.
Entre os destaques está “Cidade Invisível”, série da Netflix criada por Carlos Saldanha que transporta grandes figuras como Saci (Wesley Guimarães), Iara (Jessica Córes), Boiuna (Zahy Tentehar), Cuca (Alessandra Negrini), entre outros. A produção entra um cenário contemporâneo, misturando fantasia, mistério policial e reflexões sobre meio ambiente e violência urbana.
Notícias Relacionadas




Voltada para o público infantil, a animação pernambucana “Além da Lenda”, disponível na Telecine, conta como outros seres místicos internacionais pretendem roubar um livro sagrados que reúne todas as lendas do Brasil.

Já o curta-metragem “Sacis”, dirigido por Bruno Bennec, apresenta uma releitura moderna da clássica figura do menino de uma perna, travesso e cheio de mistérios. O filme segue Rodolfo, um garoto de 12 anos que, ao tentar capturar um Saci, acaba liberando perigos maiores e precisa da ajuda do próprio Saci para resgatar sua irmã, vítima do feitiço da Cuca.
Outra animação imperdível é “A Lenda de Iara” que fez parte da premiada série para crianças “Juro que Vi”. A obra resgata a história da sereia amazônica, trazendo reflexões sobre preservação da natureza e respeito às culturas tradicionais. As animações foram feitas pela MultiRio em conjunto com os alunos da rede municipal do Rio de Janeiro.
Notícias Recentes


